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Estratégias para fazer do seu hobby seu melhor emprego
04/04/2016 - por Orozimbo Rosa

Existe uma corrente de especialistas em carreiras, pesquisadores de comportamento e outros estudiosos do trato corporativo que defendem de forma incisiva que sua felicidade está atrelada ao trabalho que você ama. E existem muitos felizardos que já conseguiram aliar paixão com trabalho e ainda serem bem pagos por isso, tanto em ambientes corporativos como empreendedores individuais. Na prática, é bem perceptível a legião de pessoas que faz aquilo que mais gosta que brilhem os olhos, que seu trabalho faz parte de plena realização.

É bom lembrar que muitas decisões nos caminhos do empreendedorismo são impulsivas, tomadas por promessas mirabolantes, interesses mediáticos, ofertas de ganhos fáceis. O “canto da sereia” costuma levar muitos investidores e aspirantes à empreendedor para o buraco, falência mesmo.

Encontrar e ter a satisfação absoluta do seu trabalho também não ocorre assim num passe de mágica. Já encontrei muitos empreendedores que se sentiram frustrados com seus primeiros projetos, suas primeiras experiências. Inclusive alguns que se decepcionaram tanto que voltaram ao ambiente corporativo.

Fazer aquela fatídica e inevitável pergunta “O que você gosta de fazer?” pode lhe trazer surpresas agradáveis e respostas inesperadas. Nem sempre apenas seu hobby será seu trabalho no futuro, pois o hábito das 9h às 5h já faz parte da sua zona de conforto e tudo que você não quer nesse momento é mudar essa realidade.

Bem, mas aqui vou provocar a inquietude, o espírito criativo denunciando que sua hora chegou e agora suas anotações empreendedoras  tornar-se-ão seu livro de cabeceira. Quantos já fizeram e vivem isso! Poderia parar por aqui e desejar-lhe boa sorte. Entretanto, sem me ater à ciência ou a algum culto acadêmico, a verdade aponta em direções empíricas e realizadoras.

Seja a partir das suas habilidades ou dos seus passatempos, a boa nova é que existe espaço, mercado e público consumidor para seu produto, seu serviço. E a economia?  A crise, a falta de crédito, estagnação disso, o excesso daquilo? Sim, existe, e atinge tanto você quanto seu melhor concorrente, portanto, todos estão no mesmo patamar de incertezas e resultados. O diferencial não é o seu produto, seu serviço, mas o valor que você associa a esses produtos e serviços e como você os posiciona no mercado. Veja que falamos de valor, que não é preço. Numa transação comercial, valor é aquilo que você ganha. Preço aquilo que você paga.

Se estiver planejando seu empreendimento e ainda está com um pé na empresa e outro no escritório de casa, sonhando com o dia de dar adeus a seu chefe, embora outros termos menos amistosos não estejam fora de cogitação, certamente algumas dicas e sugestões serão bem-vindas. Há alguma dias escrevi um artigo que fala sobre essa fase de transição, que você pode ler clicando neste link: http://www.consultores.com.br/Artigo.php?ID=1102

Neste artigo, vou considerar que você está transformando seu hobby no seu principal plano de negócios. Para você pensar e agir desta forma, existe uma somatória de motivos e intenções que vou discutir numa outra oportunidade.

Baseado em inúmeros cases de sucesso, vou relacionar abaixo 4 estratégias básicas para você converter e transformar seu hobby em sua ocupação tão sonhada. Então, se o assunto teve seu interesse até aqui, vamos discutir juntos esses temas e estimular suas convicções.

1 – Faça você mesmo

Você deve fica atento quanto à demanda existente  em relação a sua oferta para o mercado. Se você já tem essa informação, ótimo. Caso contrário, pesquise, converse com pessoas que façam parte do seu público-alvo. No entanto, se o produto ou serviço que vai oferecer tem baixa procura, é lançamento – considere que as pessoas são resistentes a novos produtos ou, ainda, contém um ticket alto, seu hobby, e agora seu novo negócio, pode patinar e as vendas não acontecerem de imediato. Neste caso, lembre-se do que falei sobre preço e valor, pois você vai ter que trabalhar de forma inteligente esses dois fatores.

Por exemplo, se o nicho do seu negócio é adestramento de cães e já existem muitos profissionais concorrentes, não é hora de desistir, mas se diferenciar.

Saia a campo, pesquise, fale com as pessoas donas de cães, quais as necessidades delas, o que outros profissionais não oferecem? Muita atenção: quase sempre o valor real de um produto ou serviço é perceptível num primeiro momento. Não seja tão racional em achar que a dona de casa quer seu cão apenas bem educado e obediente. Isso é o que ela pede. O que ela quer mesmo é se relacionar melhor com seu animal, ter respeito mútuo e segurança para todos. No final, presentei seu cliente com um e-book sobre alimentação balanceada para cães ou leve-o para treinar ou passear em áreas reservadas. Faça o que outros não fazem! Inove, construa e proponha valor sempre.

Existem várias ferramentas que auxiliam empreendedores iniciantes nesta tarefa.

No site da Endeavor você encontra uma lista de 10 ferramentas gratuitas. Acesse aqui: https://endeavor.org.br/ferramentas-gratuitas-empreendedores/

Não procure clientes para seu produto. Encontre produtos para seus clientes.” Seth Godin

2 - Ensine os outros

Suas habilidades e competências são um verdadeiro arsenal de oportunidades. Acredite nelas! Você pode não querer botar a mão na massa, mas ensinar o que você sabe, expor sua experiência de  maneira prática, didática. Seguindo o exemplo anterior, o mercado pode estar saturado de adestradores de cães. Então, crie um produto no formato digital e comercialize esse conteúdo para as pessoas. Pode ser um livro digital ou um curso com videoaulas. Você vai ensinar e ainda ganhar com isso. Se quiser, pode terceirizar a produção desse material. Entenda os principais formatos de conteúdos digitais que você pode criar. Entre aqui: www.autoriadigital.com.br e clique na aba Infoprodutos.

No artigo anterior, “Primeiros Passos Para Uma Transição Segura e Eficaz”, comentei a respeito de um e-book que escrevi sobre como produzir seu livro digital.

Acesse o Blog da minha página e clique em E-Book Grátis.

3 - Serviços especializados

Vou propor aqui mais um motivo pra você iniciar seu projeto empreendedor de maneira correta. Já falei sobre você usar sua expertise para executar serviços ou criar produtos. Falei também na produção de material digital – infoprodutos. Essa outra opção tem a ver o grau da sua experiência. Supondo que você tem um domínio profundo em alguma área. Poderia ser em adestramento, por exemplo. Porém, vou abordar um novo desafio. Digamos... restauração. Você pesquisou, analisou e constatou que o nicho de mercado para o que se propõe é pequeno, mas é extremamente exigente e carente de bons profissionais. Executar serviços ou produzir material digital está fora de cogitação e a busca por profissionais qualificados tem sido cada vez maior.

Nesse modelo de empreendedorismo estão os especialistas, os talentos, os mestres. E saiba que o mercado tem uma enorme necessidade desse conhecimento. Maior ainda é a quantidade de pessoas que estão receptivas a aprender diretamente dos mestres e prontas a pagar muito bem por isso.

Ter autoridade nestes tempos de economia criativa influencia diretamente a opinião do aprendiz na construção de um conteúdo profissional e de qualidade.

Eu fiz referência a um especialista em restauração apenas para desenvolvimento do tema. Entretanto, considere outros profissionais, como Moldureiro, Analista de RH, Analista de Gestão de Transições, Gerenciador de Conflitos, Especialista em Leilões, Assessor Governamental... A lista é enorme.

Complemento esse tópico com um link do portal RH, no qual os autores citam as qualificações em alta no mercado para 2016. Veja neste link: http://www.rh.com.br/Portal/Geral/Pesquisa/10268/mercado-de-trabalho-2016-profissoes-em-alta.html#

Quase sempre esses profissionais altamente qualificados se apresentam para seus clientes como Consultores.

Tenho percebido que essa classe comporta inúmeros graus de especialidades nos mais variados assuntos. Encontramos ótimos profissionais, bem preparados, contudo, a maior parte está tão somente replicando velhos conceitos em cursos, formatos ultrapassados de palestras. Atualização e aplicação de ferramentas modernas são imprescindíveis e fundamentais nesta nova ordem que exige novas ideias, pensamento pragmático e atitudes coerentes com a realidade empresarial. Ou seja, invista na sua capacitação ou seja mais do mesmo num mar de futilidades e amadores.

São poucos, muito poucos os cursos e consultores no país que conseguem dar uma formação prática de excelência, com qualidade e consistência.

Como consultor, recomendo fortemente o que considero o melhor curso de formação existente no país. Acesse este link, assista ao vídeo e saiba mais sobre o Curso de Formação Prátrica em Consultoria. http://www.profissionaisinquietos.com.br/curso/

Um dos grandes erros que as pessoas cometem é tentar forçar um interesse em si mesmas. Você não escolhe suas paixões, suas paixões escolhem você.” Jeff Bezos

4 – Conhecendo seu público

Para cada uma dessas opções que citei no artigo você precisa, necessariamente, determinar o perfil exato das pessoas que irão comprar seus produtos ou serviços.

Quanto mais você conhecer os hábitos, costumes, necessidades, dados demográficos, ocupação, interesses, tendências de consumo, aspirações dessas pessoas, mais perto e mais certo você estará em se relacionar e produzir resultados significativos, sendo muito bem pago por seus clientes. À construção desse perfil padrão de amostra damos o nome de persona.

Você deve investir todos seus esforços em atender aos desejos e necessidades dessa persona. O não cumprimento desta etapa é potencialmente danoso ao seu negócio, pois pode afetar as pretensões dos seus clientes, comprometer seu projeto e fracassar as vendas.

A criação de uma carreira abrange inovação e criatividade. Criando um produto, executando um serviço, dividindo seus conhecimentos, você estará se posicionando e partilhando o que há de melhor em você. Você é sua marca. Sua postura e atitudes não aparecem nos contratos, mas permeiam suas ações.


 

 
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