Portal Consultores

Maior comunidade global de consultores em países de idioma português, com 60.431 membros
neste momento.

Busque por assunto
Busque por palavra-chave Buscar


Assunto


Buscadores

Aqui você pode localizar artigos pelo nome do autor ou por alguma palavra que esteja contida tanto no título como no corpo do texto.

Para listar todos os artigos, clique em "buscar" sem preencher nada.

Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.



PESQUISA ON-LINE
O que você acha do novo lay-out do site?

Ótimo, melhorou muito!
Bom, faltam algumas informações
Bom, sugiro incluir (e-mail para webmaster@consultores.com.br)
Não notei muita diferença
Não conheci a versão anterior


Estratégia para influenciar pessoas - e também pela qual somos influenciados.


Reinaldo Passadori

Influenciar pessoas é um dos grandes desafios do profissional que deseja ver reconhecidos os seus talentos e seu potencial. Em qualquer contexto ou cenário, seja, em reuniões, vendas, negociações, entrevistas, relacionamentos social formal ou informal, a grande meta é causar impacto positivo, fazer-se entender, vender, conseguir um bom resultado em uma negociação ou o voto em uma eleição. Entretanto, como as pessoas recebem ou percebem as nossas mensagens?

Cabeça
Quando nos referimos à cabeça, significa que a mensagem transmitida possui lógica, coerência, é moldada sob a égide do cartesianismo e da racionalidade. As informações são irrefutáveis, há uma evidente coerência entre os argumentos, métodos, comparações e evidências matemáticas e físicas. É a linguagem das evidências, da fala objetiva, da decisão baseada em provas, das ciências exatas, do sistema binário dos computadores, dos softwares, da tecnologia, da informação precisa e das estatísticas.

Estômago
É um símbolo para representar a satisfação das necessidades primordiais das pessoas. Uma boa ilustração é a escala das necessidades de Maslow, ou seja, os fatores motivacionais que impulsionam as pessoas a realizarem ações para a satisfação de suas necessidades. Trata-se de necessidades relacionadas com a subsistência, sobrevivência e segurança. Em uma escala ascendente, após suprirem-se as necessidades básicas, busca-se saciar outras de cunho social, tais como reconhecimento, aceitação e auto-realização.

Outra forma de tornar apresentações interessantes no tocante a dar utilidade e despertar motivação é demonstrar os benefícios que as pessoas obterão advindos de sua exposição. Não importa o tipo, tamanho, a forma ou a estratégia, mas o benefício que proporciona satisfação, ínfima que seja, de necessidades de uma pessoa.

Coração
Apesar de cada pessoa ser diferente da outra, muito distinta em suas percepções e formas de processar e interpretar os estímulos recebidos, cada um a seu modo aprecia a beleza em suas diversas manifestações através da arte. É a linguagem das emoções, da sensibilidade, do estímulo que nos comove e inspira.

As palavras têm força e poder não apenas no tocante à mensagem, mas à maneira como são expressas. A própria história é recheada de exemplos de grandes oradores que inspiraram, persuadiram, influenciaram e mobilizaram povos inteiros a realizarem grandes feitos através de sua capacidade retórica para instigá-los.

Provocar, estimular emoções não apenas as positivas ou que resultem em pena, compaixão ou amor, mas também as que suscitem ódio, raiva ou terror, se bem administradas, tornam simples apresentações em magníficas e empolgantes peças de oratória, além de gerarem mudanças de atitudes e comportamentos.

Imagine se, ao invés de utilizar apenas um desses campos, você conseguir os três, isto é, comunicar-se com a cabeça, o estômago e o coração das pessoas simultaneamente. Esse é o momento em que se descobre o poder e a força dos grandes comunicadores que o mundo conheceu, conhece e conhecerá.

 

Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo. Para contatá-lo, envie e-mail para: atendimento@consultores.com.br

Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo. Para contatá-lo, envie e-mail para: atendimento@consultores.com.br

Data de Publicação: 27/10/2003


Mais deste autor:

 A arte de ouvir.
 A comunicação com o cliente.
 A comunicação consigo mesmo.
 A comunicação do profissional de RH.
 A comunicação é o que chega.
 A comunicação efetiva.
 A comunicação na dimensão espiritual.
 A transformação ao alcance de todos.
 Auto-estima: a comunicação interior.
 Comunicação: A ponte para o sucesso.
 Comunicação: ferramenta fundamental para o líder
 Estratégia para influenciar pessoas - e também pela qual somos influenciados.
 Ídolo - Lembre-se dos seus, de vez em quando.
 Motivação: A chave para o sucesso.
 O valor da palavra.
 Problemas mais comuns de comunicação.
 Tipos de comunicadores.






facebook twitter linkedin youtube

Cadastre agora




Parceiros
 



Quales

interAmplitude

HB Hotéis


Meu Cadastro | Quem Somos | Política de Privacidade | Fale Conosco


Consultores.com.br
Av. Verte Ville, 610 Un. D1
06472-007 - Empresarial 18 do Forte - Barueri - SP
Contato: atendimento@consultores.com.br
Tel: (11) 4191-5647 / (11) 94755-9833

Website criado por interAmplitude