O Marketing acaba de avançar até o ponto em que os sistemas de automatização vão aprender sobre o seu público-alvo e o que eles respondem, entregando as mensagens “certas” no momento certo. Então, onde isso deixa você, o profissional de marketing, preocupado?
Para expandir o conceito de marketing como um sistema em vez de uma ferramenta, podemos ver o nosso papel mudando, mas permanece vital para o sucesso dos nossos clientes e da empresa. O futuro do marketing está fazendo nossos prospectos querer e querer ainda mais a nossa mensagem. Nosso principal objetivo é tornar a geração de demanda ao mais alto nível, para interceptar ideias que levam perspectivas para o funil.
Eu tenho que supor que você tem prestado atenção às notícias. Não para a notícia de qualquer forma (não vamos entrar nisso, ok?). Mas vamos seguir as notícias da frente tecnológica, inovação, criatividade. O CES apresentou na semana passada para o Mundo, todos os tipos de novas tecnologias que já estão acontecendo, você acompanhou.
O futuro não é mais apenas o futuro. O futuro é agora. Já aconteceu.
Então a questão é: o que acontece quando o futuro finalmente aparece e muda radicalmente nossos empregos. Aqui está uma resposta potencial numa lista de tecnologia de mudança, para este jogo que está batendo na porta, do nosso dia a dia:
- Micro segmentação,
- Personalização,
- Algoritmos,
- Bots,
- Tudo como um serviço?—?all in one,
- Expectativas de que toda a informação está disponível o tempo todo,
- Móvel e hiper-móvel (relógios e auriculares),
- Automação,
- Desenvolvimento de ferramentas automatizadas e aprendizado de máquinas / inteligência artificial.
Então, onde isso deixa o Marketing tão confuso, preocupado?
Todas essas novas ferramentas e tecnologia são superinteressantes e mais ainda legais individualmente, mas juntas formam os elementos de um mecanismo de marketing poderoso e raro. Não é preciso ir muito longe para ver que, quando integradas e programadas adequadamente, formam o elo para resultados surpreendentes. Aqui estamos falando sobre o advento de campanhas de automatização de anúncios, bots que escutam as necessidades de perspectiva e objeções, entregar informações personalizadas e relevantes que os movem para um passo a frente. Todo o funil, todos entregues em qualquer plataforma, a qualquer momento, com escalas sob demanda. Isso soa como o que você é pago para pensar e agir para ontem.
Se você ler todos os dados e artigos que saem ao longo dos últimos dois meses, você assumiria este futuro do boom soletrado para o seu trabalho, onde todas as tarefas do dia a dia para ser um profissional do futuro no agora será assumido por essas ferramentas, as quais ajudarão a fazer o seu trabalho mais rápido, mais barato e ainda melhor do que você jamais poderia fazê-lo.
Integrado corretamente e alimentando a informação certa sobre seus alvos, esta coleção de bits e bots vai levar as pessoas passo a passo ao meticuloso do topo do funil para uma geração de sucesso ou página de vendas. Tomará sua “voz de marca autenticamente humana” e irá aplicá-la a um milhão de contextos e situações em potencial, dependendo do tempo, dia, mês e canal, bem como o gênero, faixa etária e empresa do alvo. É um milhão de ações em um milhão de teclados tentando obter alguém do “consciente” para “considerar”, sem desviar significativamente de seu script A / B testado.
Já está embalando suas coisas em uma caixa, fugindo? Aguente mais um pouco.
Além do fato de que os profissionais de Marketing precisam possuir e gerenciar essas ferramentas, exigindo que especialistas aperfeiçoem e integrem esses canais e pontos de contato para que as pessoas não sejam perdidas (ou pior, recebendo spam com uma série interminável de perguntas de enxames de bots), este pequeno motor que cria desempregados não pode fazer tudo. Na melhor das hipóteses, ele pode ser otimizado para o contexto atual, mas não pode antecipar ou criar mudanças na demanda. Isso é o que o trabalho de um verdadeiro profissional de Marketing está prestes a se tornar.
Mas todos sabemos que a mudança é inevitável e cada vez mais insistente. Um modelo de carro novo é introduzido, forçando um novo conceito, ideia, inovação para a linha de montagem. Uma nova vaga é criada, forçando o RH a pensar em todas as coisas que o novo contratado precisará saber. Um novo produto com preços mais baixos está em jogo, o que significa que você tem que repensar o que um “lead qualificado” parece mesmo ser potencial e quais as suas motivações podem ser sinceras para seu resultado.
Infelizmente, essas mudanças parecem uma confusão, como se não pudéssemos prever essas mudanças.