Você já trabalhou ou trabalha como consultor? Tudo bem, pretende trabalhar algum dia? Compilamos 17 comportamentos de consultores que marcam bastante o profissional, a ponto do cliente dizer “manda qualquer um pra cá, menos ele (a)!”… aí meu amigo, sua competência técnica não poderá salvar seu pescoço desta vez.
Em minha vivência como consultor cometi alguns desses erros, os quais você acaba corrigindo quando vê outros cometê-los ou mesmo através da ajuda de um amigo. Veja se você reconhece alguns deles (alguns exageros de propósito, para levar no bom humor):
1 - Chega atrasado no cliente
Não respeita horário, sempre tem um culpado para seus atrasos: uma hora é o trânsito, já adoeceu a família inteira e matou uns 10 parentes. Alguns inclusive já morreram mais de uma vez…
2 - Se veste inapropriadamente
Vai vestido estilo “muleke”, a cara parecendo um mostruário de piercing e outros artefatos da moda ou simplesmente barba por fazer... nada contra mas, atente-se à cultura do cliente que você está visitando, para não perder a credibilidade.
3 - Nunca sabe o nome de ninguém, nem o cargo
Chama todo mundo de “ô, psiu”, não valoriza um contato mais pessoal com o cliente.
4 - Fala gírias com todo mundo
“ É nóis, tá ligado!” e por aí vai: costuma fazer isso? “é sussa (tradução: sossegado)”!
5 - Fala tecniquês e embromation
O cliente pergunta por que a pendência ainda não foi resolvida. O consultor faz questão de utilizar termos técnicos, deixando o cliente com cara de paisagem, e obviamente sabendo que foi enrolado. E se o cliente insistir, reponde com cara de indignação e tom de “cara, que pergunta idiota”.
6 - Seca a mulherada (ou a rapaziada), se acha o tal
Não respeita as pessoas no cliente, fica flertando sem o mínimo pudor, se achando o tal.
7 - Está sempre por fora do assunto
O consultor sabe pelo cliente que houve alteração no sistema, lançamento de nova versão, novas funcionalidades, etc…
8 - Não retorna ligações e recados
Deixar recado para ele é pura perda de tempo, não faz a mínima questão de manter sua reputação perante o cliente. O cliente, então, já nem liga mais para ele, liga para o chefe dele para que repasse o recado.
9 - Não cumpre prazos de entrega
O prazo dado pelo consultor ao cliente é sem análise alguma, puro chutômetro, desconsiderando outros projetos em paralelo. O resultado é esse: Prazo pra inglês ver.
10 - Não se toca, é desligado
Se intromete em conversa alheia, brinca fora de hora, fala alto incomodando outros, além de falar demais durante o trabalho. Utiliza equipamento dos outros sem pedir permissão antes, e por aí vai.
11 - Abusa dos recursos do cliente
Abusa da Internet disponibilizada pelo cliente, impressora para coisas particulares, distribui o telefone do cliente para a “galera” ficar ligando e batendo papo. E com a maior cara de pau, utiliza o tempo no cliente para resolver problema de outro cliente… e acha que ninguém está vendo.
12 - Tudo dá pra fazer, ele é o cara!
Assume compromisso com o cliente sem levar em conta o cronograma e nem se essa mudança está contemplada no projeto, causando um sério prejuizo para a consultoria, tanto financeiro quanto de imagem, além da insatisfação para o cliente.
13 - Reclama de sua consultoria com o cliente
A consultoria dele tem milhares de problemas (atraso de salário, ambiente de trabalho ruim, carga excessiva de trabalho, etc.), e o consultor fica choramingando com o cliente, como se isso fosse problema dele.
14 - Vive repassando o problema
O cliente cobra o consultor de uma determinada pendência e ele diz: “Ah, isso já passei faz tempo para o pessoal lá na consultoria!”, com tom de quem não tem mais nada a ver com o assunto, esquece que ele é a empresa no cliente…
15 - Muito brincalhão
Tem sempre uma piadinha para tudo. Acaba não sendo mais levado a sério pelo cliente…
16 - “Maria vai com as outras”
Os funcionários do cliente brincam durante o expediente e o consultor vai na onda deles, esquece o que dele se espera, ainda mais pois ele está ali por um tempo programado, e geralmente caro.
17 - Espertão, gosta de fazer média
Assume problemas “por fora” com o cliente, com o intuito de fazer média: “Olha, vou fazer porque é pra você hein, não fala com o pessoal da consultoria não, senão tô ferrado!”. Mais cedo ou mais tarde essa esperteza vem à tona, então adivinha o que acontece depois…
E você, se identificou com algum desses problemas e gostaria de compartilhar conosco? Todos erramos, isso não é vergonha para ninguém, o problema está em ignorar nossos erros…
Se você comete alguns desses erros, ainda há tempo de corrigí-los. Certamente você conhece alguém que, talvez como você, também precise melhorar em alguns desses pontos, então que tal divulgar esse artigo para ele? O sucesso de seus amigos pode abrir muitas portas, não acha?