O sucesso no ambiente online depende basicamente de 3 pilares, sem os quais, as chances de fracasso são grandes. Os pilares são: Tráfego, Engajamento e Conversão.
Tráfego: Assim como, para que se efetue a venda em uma loja física, é necessário atrair dos possíveis clientes para que entrem em sua loja, no ambiente online também precisamos chamar a atenção dessas pessoas através de técnicas variadas, dentre as quais podemos citar:
- SEO(Search Engine Optimization);
- Google Adwords;
- Facebook Ads;
- Sites Parceiros;
Relacionamento: Melhor do que investir para a aquisição de novos clientes, é fazer com que os clientes já conquistados se mantenham fiéis a marca e continuem como compradores. E para isso um bom relacionamento faz toda a diferença. As ferramentas mais comuns utilizadas para gerar relacionamento são:
- Midias Sociais(conteúdo);
- E-mail Mkt com mailing segmentado;
- Autoresponder
- Blog
Conversão: Continuando com o exemplo da loja física, após levar as pessoas a entrarem em sua a loja, o objetivo passa ser a "conversão" da visita em compra, correto? No ambiente online temos o mesmo objetivo, ou seja, aumentar cada vez mais a taxa de "conversão", que pode ser uma compra, no caso dos e-commerces, pedido de orçamento, download de um arquivo, solicitação de mais informações, etc. Cada negócio tem uma meta no ambiente digital e essa meta deve ser alcançada. As ferramentas mais comuns utilizadas para gerar conversão são:
- Landing Pages;
- Hotsites;
- Formulários;
- Iscas Digitais;
As opções citadas acima não são únicas é claro! Existem outras formas/ferramentas para conseguirmos Tráfego, Engajamento e Conversão. Se você conhece outras formas e ferramentas compartilhe com a gente comentando abaixo :)
Sucesso e até a próxima...