Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Tudo que você sempre quis saber sobre assessoria de imprensa mas não teve coragem de perguntar
11/11/2016 - por Vera Lucia Rodrigues

Assessoria de imprensa é um conceito do âmbito da comunicação, sendo uma ferramenta responsável pela relação com a mídia que envolve áreas como publicidade, relações públicas, jornalismo e propaganda. É muitas vezes feita por uma agência ou um departamento de relações públicas.

Aí você começa a pesquisar na internet, que é uma das formas mais rápidas e mais baratas de se fazer uma consulta, e chega a inúmeras definições. A wikipedia, por exemplo, define assessoria de imprensa como um dos instrumentos de comunicação desenvolvido para as organizações, sendo inerente as atividades da área de comunicação. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa.

No Brasil, os profissionais que desempenham a função de assessoria de imprensa costumam ter formação em jornalismo e relações públicas. Em alguns países, a função não é exatamente de um jornalista, mas pode ser feita também por relações públicas e pessoas com formação em comunicação.

Em linhas gerais, a principal função da assessoria de imprensa é servir como ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação.

Mas, de verdade, qual é a proporção que uma boa assessoria de imprensa pode assumir dentro do contexto corporativo? Ela pode ir muito além da fixação da marca, do auxiliar do marketing ou da ponte entre imprensa e universos corporativos. Ela pode se tornar uma forma permanente de relacionamento com o mercado via formador de opinião. Ela pode sim se transformar em um excelente sistema de gestão, permitindo que a empresa se coloque no mercado de forma sustentável, limpa e transparente, como exigem boas regras de compliance.

Lógico que ações pontuais também valem, também se prestam a expor de forma saudável lançamentos, exportações, novos investimentos, aquisição de equipamentos e até mesmo novas aplicações para velhos produtos, mas a essência é outra. É criar uma prática de exposição junto ao mercado, não apenas porque o marketing quer um jornalista falando sobre o produto, não apenas porque os gestores precisam que os produtos sejam conhecidos nos mercados a que se destinam, mas porque toda a empresa precisa de uma estratégia para construção de sua imagem. Ela sempre precisa estar relacionada a algo ou alguém e precisa ter relevância, engajamento e credibilidade, atributos só conquistados com muita exposição e exposição positiva, deve-se ressaltar.

Além da publicidade e da propaganda, ferramentas indispensáveis para garantir vendas, é preciso investir na transparência, na comunicação, que, aparentemente, não deve ter o objetivo da venda, do convencimento, mas sim do esclarecimento e sustentabilidade nos processos, para que os consumidores se sintam conscientes dos produtos que estão adquirindo e da utilidade que representam, porque conhecem profundamente, através dos devidos esclarecimentos e serviços prestados por um bom sistema de assessoria de imprensa.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Assessoria de imprensa para indústria
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2025 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs