Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
6 dicas estratégicas para gerenciamento da Cadeia de Suprimentos em 2017
26/01/2017 - por Wagner Salzano

A maioria das pessoas aproveita o início do ano para fazer ou rever planos gerais e estratégicos. Nesta linha, listamos algumas dicas para as empresas gerenciarem adequadamente sua Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) e vencer os desafios que 2017 continuará oferecendo para as empresas brasileiras:

  1. ?Se integre com seus Fornecedores-Chaves: para redução de custos, prazos, faltas e problemas fiscais entre outros, sugerimos investir na criação, manutenção e modernização de métodos, processos e sistemas que permitam perfeita troca de informações com os fornecedores. O envolvimento das áreas de TI da empresa e do fornecedor para aperfeiçoamento da troca eletrônica de dados e manutenção de sistemas como VMI (Vendor Managed Inventory), entre outros, trará inúmeros benefícios.
  2. Implemente, de verdade, o Planejamento Tático S&OP: a implementação do planejamento S&OP tem sido uma tendência nos últimos anos, dados os benefícios que este processo trás para a organização, principalmente pela visão integrada que ele oferece. Todavia temos notado que a maioria das empresas acaba por "customizar" e flexibilizar demais os procedimentos, que são originalmente bem rígidos, e com isto não conseguem atingir os ganhos potenciais. Como dica, revise a implementação do processo e conte com aconselhamento de consultores especialistas.
  3. Aperfeiçoe a sua Gestão de Estoques: um dos pontos fracos da grande maioria das empresas é a forma como estas fazem a gestão dos seus estoques, tanto matérias-primas como componentes e produtos acabados. Investir neste processo gera grande diferencial na melhoria dos níveis de serviços aos clientes e em grandes reduções de custos de inventários, principalmente evitando geração de novos itens “no moving”. A aplicação de metodologias adequadas e investimentos em sistemas especialistas que substituam planilhas eletrônicas, retornam rapidamente com o balanceamento dos estoques e consequente redução de perdas financeiras decorrentes de custos com excessos de estoques.
  4. Comece a implementar o Lean Supply Chain: fala-se muito no Lean Manufacturing como filosofia para alavancar produtividade e reduzir custos da organização nos processos de manufatura. O que as empresas não atentam porém, é que a implementação isolada do Lean nas operações de manufatura, embora traga muitos resultados positivos, não otimiza os processos da cadeia de suprimentos. Para isto, é necessária a implementação de processos Lean nos processos logísticos (Lean Warehouse, por exemplo) e administrativos (Lean Office), sendo a integração destes Lean´s denominada LSC ou Lean Supply Chain.
  5. Revise seus Modelos de Transportes: o maior custo logístico da grande maioria das empresas é o frete, onde podem estar as maiores oportunidades de melhorias. É importante revisar com frequencia a forma de contratação dos fretes, considerando não somente a modelagem contratual, mas a integração com o planejamento da distribuição. Rever rotas, avaliar modelo de transporte (fracionado, lotação, milk-run, etc.) pode fazer toda a diferença na redução ao mesmo tempo, de custos e de prazos de entrega aos clientes.
  6. Se integre com seus Clientes-Chaves: a ponta final da cadeia também merece nossa atenção, a partir da melhoria da gestão dos canais de distribuição, que levam os produtos ou serviços da empresa ao cliente imediato e até aos clientes finais que irão consumir. O entendimento das necessidades dos clientes, quer sejam atacadistas, indústrias, varejistas ou consumidores finais, é fundamental para o adequado desenho da malha ou rede logística, identificando a necessidade, localização e quantidade de centros de distribuição, pontos de cross-docking ou mesmo estratégias como a contratação de brokers. Neste ponto deve-se ainda considerar os processos de gestão e operação dos armazéns, avaliando operação própria, terceirização, automação logística e sistemas de troca de informações.

Evidentemente que, quando falamos de Supply Chain, a visão não pode ser de implementação de ações isoladas, sendo cada uma destas 6 dicas, dependente das outras. As ações devem estar sempre integradas, a visão deve ser sempre sistêmica, entendendo-se que uma empresa, através de suas diferentes atividades internas e áreas, reage como um ser vivo, onde cada órgão tem suas funções específicas, trabalhando harmonicamente para manter o organismo saudável e pronto para superar seus desafios diários.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Laila Vanetti
Comportamento
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2025 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs