Boa tarde, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Análise de Variância Lean Six Sigma
06/06/2019 - por Alexandre Iwankio

A análise de variância, ou Anova, é um procedimento de cálculo para alocar a quantidade de variação em um processo.

Seu objetivo é determinar se há diferença considerável de um ou mais fatores, comparando as médias das variáveis de resposta em variados níveis dos fatores. A hipótese nula dessa análise significa que todas as médias das populações – que são as médias dos níveis dos fatores – são iguais, ou que não há diferença significativa entre elas.

Já a hipótese alternativa testada na análise considera que pelo menos uma das variáveis envolvidas apresenta resultados significativamente distintos das demais.

Análise de Variância | Origem

A primeira vez que a expressão análise de variância foi utilizada foi em 1924, em um artigo intitulado ”Estudos de Variação de Safras II”, de Ronald Fischer. Este estudo apresentou um dos principais instrumentos da ciência biológica: uma metodologia que separava os efeitos de diferentes tratamentos em um experimento bem orientado.

O termo Análise de Variância surgiu graças à abordagem da técnica utilizada para analisar se as médias estatísticas são diferentes. Nesta análise, é feita uma comparação entre as médias dos grupos de variância a fim de observar se os grupos são parte de uma população maior ou populações separadas, com características diferentes.

Portanto, se a variância for maior dentro de uma população do que a variância observada entre os grupos, pode-se entender que todos os fatores são parte da mesma população. Com isso, a variação avaliada entre os tratamentos ocorreu apenas devido a uma variabilidade amostral.

Efetuando uma Análise de Variância

Para realizar o cálculo da Análise de Variância, primeiramente, é preciso de uma variável de resposta contínua e ao menos um fator categórico, com dois ou mais níveis:

A Análise de Variância requer dados de populações que acompanhem a distribuição normal e que possuam variâncias equivalentes entre os fatores.

Contudo, as Análises de Variância são efetivas mesmo em ocasiões em que é violada a pressuposição de normalidade. As duas únicas ressalvas é quando uma ou mais distribuições são dispares ou quando há muitas discrepâncias entre elas. Nestas ocasiões, o recomendado é transformar as variáveis para ajustar essas ocorrências.

Tomando como exemplo uma loja que queira saber se o valor investido pelo cliente em uma compra sofre alguma influência de certos fatores. Entre estes fatores, são elencados 3 níveis, quais sejam uma loja representando cada um deles. Neste contexto, a Análise de Variância irá servir como instrumento para avaliar se as diferenças são consideráveis estatisticamente entre os tratamentos ou se o resultado apresentado sofreu variações devido a uma simples variabilidade de amostra.

A Análise de Variância é útil quando se lida com indivíduos, em duas ocasiões. A primeira, para recrutar um grupo de indivíduos para depois classificá-los aleatoriamente em grupos menores. Neste caso, cada participante é inserido em apenas um dos grupos. Em seguida, cada grupo efetua tarefas diferentes ou em condições diferentes, medindo os resultados na mesma variável dependente.

A outra ocasião é para recrutar um grupo de indivíduos e, em seguida, separá-los em grupos baseados em alguma variável independente. Novamente, cada um dos indivíduos deve ser alocado em somente um grupo. Nesta situação, a variável independente pode ser denominada variável de atributo, já que está dividindo o grupo de acordo com algum atributo específico. O próximo passo, então, é medir cada grupo na mesma variável dependente que passou pela mesma tarefa ou condição.

Com a análise de variância, você tem a possibilidade de comparar diferentes grupos de dados e estabelecer com segurança se eles apresentam diferenças significativas entre si, aumentando sua efetividade na tomada de decisões.

Restou alguma dúvida sobre Análise de Variância? Entre em contato, que esclarecemos para você.

 

 

 

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs