Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Sustentabilidade na Carreira
27/08/2019 - por Sueli Aznar

Quando se fala em sustentabilidade logo vem à mente os três pilares que devem estar na mira de toda a empresa que pretende se manter viva, equilibrada e saudável no mercado: o pilar ambiental (atuar de forma a preservar o equilíbrio ambiental); o pilar econômico (gerar e manter receita); e o pilar humano (considerar as pessoas de todos os níveis de relacionamento - stakeholders - nas decisões e na atuação). O conceito de sustentabilidade também é aplicável à gestão carreiras, já que igualmente interessa mantê-las vivas, equilibradas e saudáveis.

Os avanços tecnológicos, a velocidade da comunicação, os novos conhecimentos gerados cotidianamente trazem instabilidade e insegurança às formas de trabalho estabelecidas e às carreiras tradicionais, que foram desenhadas de modo a atende-las. Tais mudanças podem trazer grande incômodo aos que ainda estão vivendo sob tais modelos de carreira, que tendem a se tornar obsoletos com o novo cenário. O desconforto é maior quando a carreira está ancorada mais em aspectos externos (estrutura que a empresa proporciona, cargo, remuneração, benefícios, agenda corporativa etc.) que nas motivações pessoais.

Durante a orientação de executivos sobre a gestão de suas carreiras, especialmente quando estão em fase de transição é incomum  encontrar quem efetivamente tenha planejado sua trajetória. A maioria, embora tendo feito escolhas ao longo do caminho, relata que viveu a carreira ao sabor as oportunidades que as empresas ofereciam e não tinha clareza do seu propósito. Permitir que a empresa conduza seu destino deixa o profissional fragilizado quando o vínculo é rompido (seja por demissão, aposentadoria ou outro motivo) ou quando o cenário sofre uma mudança repentina, que ele não se percebe em condições de acompanhar.

A carreira sustentável é planejada e construída pelo profissional, conforme o propósito por ele definido.

Entender o significado que a carreira tem para si é o primeiro pilar para fazê-la sustentável. Valores e motivações estão ligados ao conceito de equilíbrio entre o ‘eu’ e o ambiente de carreira, à preservação dos princípios básicos, que apoiam o estar no mundo e, consequentemente, no mercado de trabalho.

O pilar econômico é representado pelas competências desenvolvidas, porque é o conhecimento e as habilidades adquiridas com a experiência que permitem ao profissional produzir e gerar receita, viabilizando-se financeiramente. Conhecer o que é capaz de ‘entregar’ ao mercado é fundamental e pode ser demonstrado com suas realizações, mas é importante que o profissional saiba identificar as competências que interessam ao mercado e se mantenha atualizado.

O terceiro pilar é o humano e representa a capacidade do profissional de se relacionar, estabelecer conexões e cultivá-las sempre. Fazer uso adequado e oportuno das redes de relacionamento e realizar comunicações eficazes distingue o profissional em seu mercado. Os recursos da internet como a plataforma LinkedIn ajudam muito nesse quesito.

O profissional que tem os três pilares da sustentabilidade da carreira bem gerenciados é capaz de identificar tendências e se projetar no futuro do mercado de trabalho. Reconhece suas motivações, está apropriado de suas competências e se articula de maneira desenvolta junto à rede de relacionamento a fim de viabilizar sua inserção em novas frentes de trabalho.

Em contrapartida, as empresas inteligentes procuram conduzir a transição entre os cenários, adotando a cultura de gestão de carreira, que prepara os profissionais para assumir o protagonismo de sua trajetória. Além de gerirem o conhecimento, estreitam a relação com os talentos necessários e os engajam ao seu compromisso com a sustentabilidade.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Uma reflexão sobre o pilar humano da sustentabilidade
 
Desligamento de Executivos: do tabu à oportunidade de desenvolvimento
 
Planejamento e Gestão de Carreira
 
Luzes sobre o bem - o verdadeiro Marketing Pessoal
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs