Boa noite, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
A importância da aliança com bons fornecedores
28/01/2020 - por Fabio Mestriner

Todo brasileiro é capaz de responder sem titubear e apontar as razões pelas quais o Brasil é um país atrasado, pobre e subdesenvolvido. Porém, são poucos aqueles capazes de responder com segurança à seguinte pergunta: por que o Brasil está entre as 10 maiores economias mundiais? Poucos se dão conta de que, em termos de produção de bens e atividade econômica, nosso país é maior que o Canadá, a Rússia, a Coreia do Sul e todos os países da Europa, com exceção da Itália, França, Reino Unido e Alemanha.

Sabemos que o Brasil é uma potência agrícola, que o agrobusiness brasileiro tem um desempenho excelente e que somos um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. Entretanto, a grande riqueza de um país é o seu mercado consumidor, pois os serviços há muito tempo superaram a indústria como principal componente da economia.

Por isso, é importante lembrar que o nosso mercado de consumo está entre os cinco maiores do mundo na maioria das categorias de produtos com maior destaque. O Brasil é um país industrializado, com um parque fabril muito diversificado, composto por grandes grupos nacionais e milhares de empresas multinacionais que aqui se instalaram, tanto para atuar no mercado interno como para daqui exportarem sua produção.

No momento, o grande projeto nacional da China é a construção do mercado de consumo interno. O governo central compreendeu que possui o maior mercado potencial do mundo e que ele pode se tornar seu maior ativo, garantindo à sua indústria uma imensidão de consumidores, o que pode diminuir a dependência do mercado externo, com suas oscilações e conflitos.

Diante do exposto, é preciso acrescentar aquele que é o fator preponderante na elevação da perspectiva de crescimento do nosso mercado em 2020, ou seja, o tamanho da população brasileira. O Brasil não é grande apenas em quilômetros quadrados, o Brasil é grande no número de brasileiros. A quantidade de pessoas é fundamental ao fornecer “massa crítica” para instalação e funcionamento de indústrias e empreendimentos comerciais de grande porte, que dão corpo a qualquer economia. É preciso ter gente para consumir os produtos, aumentar a produção, gerar mais empregos e mais renda, o que, por sua vez, aumenta o consumo e faz a economia girar.

Só existem cinco países no mundo com população maior que a do Brasil, mas, exceto os Estados Unidos, o único cujo mercado tem características e padrão ocidental similar à Europa é o Brasil. E quando esse mercado tem a perspectiva de crescer em torno de 3% é preciso se preparar, pois já existem itens de embalagem que estão em falta no mercado. Portanto, meus caros, preparem-se para não deixar passar as oportunidades que vão surgir neste ano!

Minha principal recomendação é cuidar para que não venha a faltar aquilo que é necessário para fazer a empresa funcionar. Fortaleça suas relações com seus principais fornecedores, consulte sua capacidade para suportar o aumento da demanda e verifique seus estoques para não ser pego de surpresa.

Promova desde já melhorias de produtividade e performance em sua operação, ajuste sua capacidade de entrega para poder aproveitar o aumento nas vendas que vem por aí. Mas, principalmente, reforce seus vínculos com as pessoas das quais depende o funcionamento de seus negócios, principalmente os fornecedores das matérias-primas decisivas para sua produção.

Lembre-se que esses fabricantes serão mais demandados – e garantir o suprimento necessário para crescer em 2020 exige relações firmes e fortes.

A aliança estratégica com seus bons fornecedores é uma providência que precisa ser tomada antes dos eventuais problemas de fornecimento surgirem, porque vamos ter que entregar mais. Este será o grande desafio de 2020!

Para finalizar, quero lembrar que economia não é só números: o crescimento do PIB é feito por pessoas, trabalho e sonhos. O Brasil tem 210 milhões de pessoas que sonham com uma vida melhor, levantam de manhã cedo e tentam melhorar de vida até a hora em que vão dormir. Por isso, não deixe que as decepções nem os erros do passado o impeçam de aproveitar o novo ano que inicia!

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Laila Vanetti
Comportamento
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs