Boa noite, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
4 CHAVES PARA O SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL
01/05/2020 - por Ernesto Thurmann

Anos atrás, durante um período sabático, busquei informações sobre os famosos de nossos tempos: profissionais da TV, cinema, música. Levei em conta os artistas que estavam em evidência há, pelo menos, vinte anos e tinham ganhos acima de R$ 1 milhão/ano. Queria entender as razões dos sucessos.

Inspirei-me em Napoleon Hill, autor da Lei do Triunfo, ao levantar os dados. Eu acredito muito em talento, trabalho duro e dedicação, mas isso não é tudo. Quantas pessoas batalhadoras, esforçadas e muito dedicadas, que fizeram faculdade, pós-graduação, cujas carreiras não deslancham?

Mais do que avaliar o que cada um deles fazia, considerei o início da carreira e o desenvolvimento pessoal e profissional. Li biografias, analisei as formações e assisti aos vídeos antigos. Na época da pesquisa eu pensava: “não pode ser apenas talento”. E de fato não é, têm mais coisas envolvidas.

Ao fazer a pesquisa pude elencar pontos-chave e os apliquei em minha vida. Devo dizer que me ajudou no replanejamento da minha carreira. Hoje, depois de mais de cinco anos do estudo, a convite da minha amiga Elaine, resolvi compartilhar no Viva com Propósito. Espero que os inspirem.

Leia também Jogar tudo para o alto é a solução para a insatisfação no trabalho?

 

PRIMEIRA CHAVE: ACREDITE NO SEU PROJETO

Quando alguém chega ao topo é muito fácil classificá-lo como bem-sucedido, devido a exposição que recebe. O problema é que nem sempre as pessoas tomam conhecimento de como é a trajetória até chegar ao sucesso, ou das histórias de fracassos. Eles fazem parte e precisamos aceitá-los.

Estar em evidência faz parecer que o indivíduo nasceu com muita sorte, porém, a verdade é outra. A maioria dessas pessoas tiveram as mesmas dificuldades que nós temos. Mas qual é o segredo delas? Elas acreditam em seus projetos.

Na minha opinião, essa é a principal chave. Ao ler sobre a vida dessas pessoas, percebi que elas sabiam o que queriam para as suas carreiras. Independentemente de como foi o começo; a maioria atuou em funções diversas; elas não perderam o foco. Nem mesmo com as primeiras conquistas.

Isso implica principalmente em crescimento pessoal. Uma das causas que nos impede de chegar aonde gostaríamos, até mais do que o fracasso, é nos acomodarmos com os primeiros ganhos em outras áreas, pois nos tiram do objetivo. Não importa o que aconteça, mantenha o foco! Vale a pena acreditar.

 

SEGUNDA CHAVE: TENHA PACIÊNCIA! NÃO ESPERE RETORNO IMEDIATO

Vivemos uma época de frivolidades. Quando queremos algo, queremos para ontem. A era dos cartões de créditos nos transformou nisso. Não precisamos mais esperar e isso tem gerado muitos transtornos no nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Quando algo não sai do jeito que queremos, sobretudo nesse contexto de redes sociais em que precisamos “vomitar” sucesso, temos uma forte inclinação a desanimar e desistir. Se não tivermos cuidado, corremos o risco de deixar os nossos projetos de lado, por mais significativos que eles sejam.

Ao pesquisar sobre essas pessoas, percebi que muitas delas, quando conquistaram share, já tinham muitos anos de carreira e experiência. Alguns mais de 10 anos. Todos iniciaram como coadjuvantes e tiveram que esperar muito tempo para conseguir o espaço desejado.

Entretanto, não ficaram parados esperando e nas oportunidades que tiveram, aproveitaram para mostrar os talentos e as habilidades. Demonstraram possuir as características que os levaram ao protagonismo que conquistaram. Quando o projeto é relevante para a pessoa, vale a pena esperar.

 

TERCEIRA CHAVE: CERQUE-SE DE PESSOAS COMPETENTES

Chamou-me muito a atenção quando soube que as pessoas que se destacaram conheciam outras já bem colocadas. Ao longo das suas entrevistas sempre citavam como alguém que já tinha percorrido o caminho das pedras ajudaram-nas em determinados momentos.

Sei que muitos de vocês poderão pensar: “mais aí fica fácil. Ter essa ajuda facilita tudo”. Não é bem assim! Antes de serem ajudadas, elas se colocaram à disposição e deram as suas contribuições àquelas. E nesse ponto acredito piamente: “ninguém fará nada por você, antes que você faça por alguém”.

E esse é um grande erro que eu percebo de um modo geral. Observo que muitos se aproximam de pessoas influentes para pedir coisas, em especial empregos, quando deveriam, na verdade, transparecer as suas habilidades e talentos e com isso perdem grandes oportunidades.

Cerque-se de pessoas competentes, mas antes de pedir qualquer coisa, ofereça! Quando tiver alguma oportunidade, faça o melhor que puder, independentemente do quanto vai ganhar. Além de ótimo para o crescimento pessoal, te dará a credibilidade necessária para assumir novos projetos.

 

QUARTA CHAVE: CARREGUE O PIANO

Ah! Enfim chegamos ao meu tópico favorito. Pode acreditar: quando você vê algum empreendimento liderado por pessoas que despontaram, no início não estava pronto. Em muitos casos não havia nem dinheiro para desenvolvê-lo. Apenas uma estrutura enxuta.

Eu gosto desse tema por ser muito desafiador. Você pode ter várias habilidades, ser criativo ou inteligente, mas, em dados momentos, a parte operacional sobrará para você e se acontecer não se sinta triste ou desanimado. Isso é ótimo para o crescimento pessoal.

As pessoas que você admira são as que chegam primeiro ao local de trabalho e são as últimas a sair. Em diversas ocasiões tiveram que colocar, ou ainda colocam, a mão na massa e realizam o trabalho pesado. E fazem isso de bom grado, pois acreditam e são comprometidas com os projetos que encabeçam.

Não abra mão de um projeto por parecer pesado demais. Quando você começa um empreendimento, logo nos primeiros estágios se verá responsável por toda as áreas. Isso não pode ser um obstáculo, mas uma oportunidade que te proporcionará conhecê-lo a fundo e é muito vantajoso.

 

PENSE NISTO

Quando realizei a pesquisa, obviamente identifiquei nas grandes personalidades da TV outros caracteres além dos trazidos aqui. Mas na minha opinião esses quatro são os principais e se os aplicarmos em nossas vidas, veremos grandes mudanças.

Se você estiver desanimado com o que vem colhendo em sua vida pessoal ou profissional, ou pensa em mudanças, introduza-os em sua rotina. Tenho certeza que muitas coisas vão mudar para melhor.

Se você se identificou com esse tema, tem algo a falar sobre ele ou dúvidas, procure-me nas minhas redes sociais ou pelo meu e-mail. Vou gostar muito de receber uma mensagem sua.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
O Marketing e o Direito do Consumidor no Século XXI
 
Motivação ou Condicionamento das massas?
 
O Representante de vendas como uma referência estratégica para as Pequenas e Micros Empresas.
 
As indústrias e as suas características e importância para a economia
 
Afinal, o que é economia?
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs