Boa tarde, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Crimes empresariais - A importância da gestão preventiva
24/08/2023 - por Beatriz Catta Preta

Os crimes empresarias abordam temas complexos e que devem ser considerados como prioridade em qualquer empresa. São atos ilegais, cometidos por sócios e gestores, visando benefício próprio ou da empresa.

A responsabilização dos sócios e gestores, além da previsão de penas privativas de liberdade e multas, leva à problemas com a reputação da empresa, além de danos financeiros importantes.

Prevenção é pilar fundamental para evitar surpresas desagradáveis. Investir em prevenção e se antecipar a potenciais riscos criminais é dever de qualquer gestor.

Nos dias de hoje é inconcebível uma empresa não ter o entendimento da ética jurídica, base fundamental de uma relação contratual.

Políticas de gestão de riscos, diretrizes de conduta e ética, e política de comunicação e proteção de dados são imprescindíveis.

E como o gestor vai conseguir trabalhar preventivamente?

Primeiro, e mais importante, contratando um profissional especializado, com profundo conhecimento do Direito Penal Empresarial, para manter a empresa em conformidade com a legislação (em compliance).

Estar em compliance é ter um sistema de gestão (que envolve ética, moral e legalidade), e não somente combater a corrupção internamente. É a implementação de um sistema de gestão que envolva a prática anticorrupção e antissuborno (Programa de Integridade) e que englobe setores sensíveis da organização.

A cultura empresarial deve ser modificada, para combater o sucesso “a qualquer custo”.

Implementado o programa, crimes como lavagem de dinheiro, contra o sistema financeiro nacional, contra a ordem tributária e a administração pública, fraudes contábeis, corrupção, crimes ambientais, concorrência desleal e tantos outros serão evitados, protegendo a empresa de problemas reputacionais e financeiros.

O compliance jurídico é de importância tal, que a apresentação de documentos que comprovem o início da implementação de um Programa de Integridade, em um processo administrativo de responsabilidade, pode incidir na dosimetria da pena imposta à empresa.

Paralelamente, o compliance officer deverá olhar para a governança corporativa e verificar se as normas de boa conduta e legislação estão sendo cumpridas.

Esse olhar deverá cuidar, principalmente, mas não somente, de três pilares fundamentais: transparência (confiança na tomada de decisões e ações), integridade (honestidade e elevados padrões de probidade na gestão) e accountability (gestores serão responsáveis por suas decisões e ações).

Hoje é seguro dizer que uma empresa que tenha mais de 20% de seus contatos com a administração pública é empresa de alto risco de corrupção.

Daí a importância de uma gestão preventiva, com a implementação de um Programa de Integridade - GRC (Governança, Risk Assessment e Compliance).

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs