Boa tarde, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
2012 - Procure Boas Ideias em Lugares Inusitados
04/01/2012 - por Aderbal Nicolas Müller

Autor de livros sobre criatividade e empreendedorismo usa o hit de Michel Teló – Ai se eu te pego - como exemplo de boa administração e, lembra que, no próximo ano, a inspiração pode estar onde menos se espera.

O início de um novo ano sempre é um bom período para olhar para trás, pensar nos fracassos, nas realizações e fazer planos para o futuro. Essas reflexões geralmente vêm acompanhadas de muita ansiedade e lançam desafios para o ano que está chegando, entre eles, o de “como” ou “onde” encontrar boas ideias para encarar mais uma nova etapa.  

“Muitas pessoas acham que é preciso algo fantástico para se ter uma boa ideia” diz Fábio Zugman, autor de “Empreendedores Esquecidos”, e obras sobre criatividade. “Na maioria das vezes, no entanto, basta olharmos o que já conhecemos com um pouco mais de atenção. Qualquer experiência ou informação pode ser usada como ponto de partida para mudar a forma como vemos o mundo.”

Se você duvida,  Zugman resolveu provar seu ponto de vista com um belo desafio: Aprender algo sobre administração a partir do hit de 2011 “Ai se eu te pego” de Michel Teló.

Em 2011 você deve ter ouvido o seguinte refrão “Nossa, nossa, assim você me mata, ai se eu te pego, ai ai se eu te pego.” Poesia para muitos, tortura para outros, a música não sai da cabeça de muitos brasileiros. O clipe oficial já está chegando à marca de 90 milhões de visualizações no You Tube. Vamos ver, então, o que é possível aprender com esse sucesso instantâneo.

“O primeiro ponto é a simplicidade” Conta  Fábio Zugman. “O refrão é simples, quer você queira ou não, a música é facilmente reconhecida, fácil de se lembrar e repetir. Por sua vez, quantas empresas se confundem com a falta de foco, objetivos enormes e complicados, que deixam clientes e funcionários confusos? Na vida pessoal e profissional, procure objetivos simples, fáceis de entender e lembrar.”

“Depois, podemos aprender com a clareza. Quantos profissionais conseguem descrever seus objetivos com a simplicidade de uma frase como “ai se eu te pego? Para aumentar a clareza em sua vida, procure pensar em seus objetivos em termos concretos. Não pense em coisas como “mudar de vida” ou “economizar mais dinheiro”, quebre essas ideias em objetivos como “procurar aquela agência de empregos” ou “economizar X reais todo mês. Seja claro com você mesmo, e com os outros a sua volta”

“Em terceiro lugar, seja breve: Quantas resoluções de ano novo ocupam páginas e listas inteiras? Quantos empreendedores e profissionais possuem um número incontável de objetivos? Organize suas ideias de forma que você consiga descrevê-las em poucas palavras, e lidar com uma coisa de cada vez. Veja como não só esse, mas vários sucessos musicais possuem bordões curtos, fáceis de lembrar a partir da primeira vez que você os escuta.”

“Por último, aprenda a observar e buscar inspiração nos lugares mais inusitados. Se é possível aprender com uma música chamada “Ai se eu te pego”, quem dirá de uma ida ao shopping, uma viagem, e assim por diante? Observe os diferentes modos como você é atendido, a reação dos outros clientes, os mimos e sorrisos, as insatisfações e reclamações, e procure pensar em como usar tudo isso em suas próprias ideias. Não é preciso se trancar em um laboratório ou se prender em frente a um computador para se ter boas ideias. Pelo contrário, a partir do momento que você começa a prestar atenção, o mundo se tornará o seu laboratório. E que melhor época  para se fazer isso do que quando um novo ano se inicia?” Finaliza Fábio Zugman.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Qual o Futuro da Contabilidade na Nova Economia
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2025 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs