Boa tarde, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
É possível ser um empreendedor de sucesso e preservar a qualidade de vida
29/03/0017 - por Ernesto Haberkorn

Há um provérbio, atribuído à Dalai Lama, que diz: "os homens perdem saúde para ganhar dinheiro e perdem dinheiro para reaver a saúde". Não sei se a autoria procede, mas o conteúdo da frase está mais que correto.

O tema 'qualidade de vida' vem sendo amplamente discutido na sociedade contemporânea, com inúmeras publicações, programas, dicas, novelas e receitas de como ser uma pessoa feliz, magra e com saúde. Por outro lado, também há uma cobrança da sociedade de que a pessoa seja bem-sucedida, rica e, se for possível, dona do próprio negócio. 

A partir disso, ficam as perguntas: é possível ganhar dinheiro e saúde, sem perder um ou outro? É possível ser um profissional de sucesso e com qualidade de vida? A resposta depende muito do que a pessoa entende por "sucesso" e "felicidade". Porém, posso afirmar que, se seguirmos alguns princípios fáceis de entender, mas não tão fáceis de adotar (e que também servem para a vida pessoal), conseguiremos nos equilibrar sobre estes dois pilares. 

Como o tema é o dia a dia de um profissional, iniciaremos pelos princípios a serem colocados em prática neste campo. O primeiro é fazer do trabalho um lazer, um prazer. É importante ter sempre o que fazer, acordar de manhã e lembrar que naquele dia você irá cumprir mais uma etapa do seu trabalho e, finalmente, que o seu trabalho traga algum benefício para você ou para os outros. Não estou falando aqui apenas de dinheiro. 

Outro princípio é agir com ousadia, calma e persistência. Para ser proativo é preciso ser ousado, mas sempre com segurança. Nada de dar um passo maior que a perna. No entanto, se ficar a dúvida, faça! As pessoas se arrependem muito mais daquilo que não fizeram. Por fim, outra dica importante é ter sempre metas. Quem não tem metas passa a vida matando o tempo. A vida sem metas é monótona e tudo o que é monótono estagna-se. 

Já entre os princípios a serem colocados em prática no campo pessoal, o primeiro que destaco é a prática de atividade física. Incluir no planejamento diário qualquer movimento corporal. Fazendo uma comparação com o computador, a prática esportiva "azeita" nosso hardware. Falando em azeite, ter uma alimentação orgânica e equilibrada, também ajuda na realização pessoal.

Outro princípio é dormir o suficiente para sentir-se descansado. Dormir não é perda de tempo, muito pelo contrário. Revigora-se para não dormir no trabalho ou volante. Estudos indicam que, para garantir uma boa saúde, se deve dormir entre sete e nove horas por noite. 

Ainda no campo pessoal, destaco mais três outros pontos essenciais para a qualidade de vida: estar sempre bem informado, viver a sua própria espiritualidade (não importa qual) e jamais ter inimigos. 

Por último, deixei um princípio meio piegas, mas importantíssimo: Amar. Neste conceito, inclui-se desde o amor paixão até o amor fraternal pela família ou amigos. Qualquer tipo de amor ajuda a encarar a vida de maneira mais agradável, mais bonita.

Como avisado anteriormente, estes são princípios fáceis de entender, mas difíceis de serem colocados em prática. O mais importante é que a pessoa saiba focar os seus objetivos e não cometa excessos em nenhum dos dois campos, caso contrário, a balança vai alçar um lado e rebaixar o outro.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Trabalho: Faça dele um Lazer, um Prazer!
 
Qualidade de Vida com Autocrítica
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs