Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Cursos In-Company
 
  Avaliação de Desempenho por Competências - metodologia própria
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
     

O programa pretende apresentar aos participantes as melhores práticas de gestão de desempenho por competências já em utilização em diversas empresas e órgãos da Administração Pública. Este treinamento mostra aspectos metodológicos e práticos da implementação do processo de Avaliação de Desempenho por Competências (Metodologia ADC) que, ao trabalhar com duas dimensões, Competências e Resultados, visa atender tanto às necessidades da organização quanto os interesses dos profissionais avaliados, uma vez que privilegia aspectos do desenvolvimento profissional dos envolvidos no processo.

A ADC é um subsistema do Sistema de Gestão de Pessoas por Competências (SGC) que pretende provocar uma mudança de orientação na instituição: da antiga “função RH”, baseada principalmente em tarefas e controles (sustentada pelo antigo modelo de Departamento de Pessoal, o “DP” das administrações tradicionais), para uma atuação sistêmica que privilegie o desenvolvimento profissional das pessoas. Essa nova orientação considera que as pessoas não são meros recursos (humanos) da instituição, mas sim elementos impulsionadores da inteligência organizacional.

A metodologia ADC parte da comparação das competências requeridas (necessárias ao bom desempenho de um determinado conjunto de processos de trabalho), registradas nas Matrizes de Competências (MDC), com as evidenciadas (apresentadas pelos responsáveis), a fim de gerar a relação das lacunas de competências, ou seja, competências requeridas mas não desenvolvidas. Em outra frente, a comparação entre o resultado esperado e o resultado medido mostra realizações superiores ou inferiores ao requerido.

A análise das competências (análise qualitativa) e dos resultados (análise quantitativa) dos profissionais avaliados evidencia insuficiências e méritos, necessidades e potencialidades, além de orientar a elaboração de Planos de Desenvolvimento Profissional (PDC) individuais, setoriais e institucionais, mais ajustados às estratégias organizacionais e aos interesses das pessoas. O resultado desse processo, registrado no Banco de Talentos (BDT), possibilita melhor gestão dos diversos talentos encobertos pelo cotidiano do trabalho.

OBJETIVO

Este treinamento tem por objetivo orientar os participantes quanto à implementação do processo de Avaliação de Desempenho por Competências em suas unidades organizacionais ao abordar como:

  • definir os requisitos de competências e realizar o Mapeamento de Competências;
  • definir os Indicadores de Desempenho (de competências e de resultados)
  • realizar o processo de Avaliação de Desempenho por Competências;
  • elaborar os Planos de Ação decorrentes.

METODOLOGIA

O treinamento é composto de parte expositiva, exercícios e trabalhos em grupo, a fim de permitir que os participantes experimentem na prática os conceitos expostos.

Será enfatizado o aspecto prático do conteúdo programático

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de gestão de pessoas e gestores de empresas da iniciativa privada e da administração pública.

Em função do assunto e da metodologia adotada, o ideal é que as turmas sejam formadas de no mínimo 15 e no máximo 25 participantes.

CARGA HORÁRIA

 

Este treinamento pode ser ministrado em três modalidades:

  • Treinamento: 16 horas em dois dias seguidos; ou
  • Curso: 24 horas em três dias;
  • Workshop in company: de acordo com a customização realizada. Sugere-se uma carga horária de 24 horas em dois encontros, um de dois dias e outro de um dia, espaçados de quinze dias.

 

 
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
 
     
   
     
       
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs