Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Primeiros passos para uma transição segura e eficaz para iniciar seu negócio
12/03/2016 - por Orozimbo Rosa

Existe um momento na sua vida em que questionamentos são inevitáveis. Particularmente em relação a sua carreira, sempre há decisões de toda ordem, seja pessoal, de família ou da sua jornada profissional percorrida até então. Neste artigo vamos falar da sua carreira, da transição, pois nesses aspectos posso discorrer com mais liberdade, sem ferir outros interesses.

O tema aqui gira em torno do seu emprego, do seu currículo como executivo ou funcionário qualificado no mercado de trabalho. Nesse cenário, muitas vezes você já se perguntou o que tem feito nesses anos todos e o que pretende fazer nos anos seguintes. Apesar de haver o mito do início do ano para se tomar decisões, a luzinha de alerta pode acender a qualquer época.

Quero aqui, ao longo deste artigo, discorrer sobre uma das decisões que pode e, certamente, vai impactar severamente sua vida: o empreendedorismo. E essa decisão vai provocar discussões intensas na sua vida. Conforme sua tolerância e determinação, você vai sair vivo, renascido, mais forte para outros desafios maiores e imprevisíveis. Contudo, respeitando o próprio ciclo da natureza existente em nós, você pode se perguntar o que fazer para uma transição segura e eficaz ao iniciar seu próprio negócio.

Não existe data marcada para isso acontecer, ou seja, um dia você aperta o botão e o processo se inicia. E também não é sensato acelerar um processo que você ainda não tem total controle. Lembro daquele livro do Barry Stevens: “Não apresse o rio, ele corre sozinho”.  É assim, você vai ditar o ritmo da imersão nesse novo mundo e vai precisar de muita dedicação, estudo, discussão, networking aliados a muita persistência e administração do tempo.

Você tem tudo que você precisa para construir algo muito maior do que você mesmo, Seth Godin.

Projetos paralelos

Não estamos tratando aqui da sua atividade fim, mas nesse rito de passagem você está dividido, pois ainda bate ponto e em outro momento processa tarefas para seu empreendimento. Você já sabe que viver para dois reis é impraticável. Um que você quer execrar e outro que vai lhe devorar todos os dias. Você mesmo. Por isso esse tempo de transição permite que você analise as alternativas, invista com segurança e conclua pela melhor opção. É o que chamamos de projetos paralelos, uma maneira ardilosa e estratégica para obter as habilidades que você precisa e, se necessário, o financiamento para iniciar seu projeto. E quando falo aqui de habilidades, são as rotinas administrativas, contatos, planilhas de custo e outras atividades meio.

Para ilustrar que estou falando, vou contar um pouquinho da minha vivência e como as coisas aconteceram, só pra ilustar o quanto cada caso é particular e especial.

Há alguns anos eu já havia decidido ser empreendedor, e já não era uma opção apenas, mas um propósito. Contudo, dadas as circunstâncias, o fato é que eu só poderia iniciar o projeto conciliando-o com as funções que desenvolvia num empreendimento de caráter cooperativo. Naquela época, já havia decidido pelo marketing digital e desenvolvia atividades paralelas voltadas ao estudo e atualização sobre a disciplina, incorporando as inúmeras estratégias para alavancar posicionamentos e vendas para as empresas. Foram alguns anos de muito estudo, dedicação e persistência. Mesmo antes de me sentir “formado”, porque faculdade integral nessa área ainda não existe, fui procurado por uma empresa para construir um plano de marketing. Estava sem trabalho e o que até aquele momento parecia ser um hobby, tornou minha carreira em tempo integral e eu nem sequer precisei fazer qualquer estágio não remunerados para chegar lá. Então, vieram outros clientes e num dado momento, lá estava eu sendo um freelancer. Eu sabia que a melhor maneira de começar minha carreira estava sendo vivida ali, com muita teoria e pouca prática, mas consistente e consciente de que as experiências seriam riquíssimas para o meu aprendizado, aliadas a muito estudo, seminários, workshops etc. Nas transições, habilidades anteriores são fundamentais. No meu caso, já havia exercido atividades de analista de sistemas, de qualidade, metodologias e algumas décadas de informática avançada, fatores que influenciaram decisivamente para um entendimento rápido e dinâmico de todo o processo.

Alguns passos óbvios e necessários foram dados, como perfil profissional nas redes sociais, site, blog e criação dos meus próprios artigos.

Como o marketing digital não se encerra apenas em estabelecer estratégias para empresas, mas também para entender todas as etapas de criação, divulgação e venda de produtos digitais, e também atender à demanda de vários clientes, elaborei um e-book intitulado “Infoproduto: um empreendimento lucrativo na internet”. Esse material, além de ensinar sobre o que é preciso para construir um produto digital de qualidade, também serviu para responder muitas questões sobre o assunto. E sobretudo, falar sobre ele no blog e em mídias sociais trouxe clientes para mim, além de dar maior visibilidade ao meu trabalho.

Atualmente estou trabalhando em um segundo e-book que trata sobre empreendedorismo. Essa obra também tem o formato digital e como o anterior, será distribuído gratuitamente para aqueles com sede de conhecimento e que querem aprender mais sobre empreendedorismo criativo.

Voltando ao assunto do título, não importa o tamanho do seu sonho; apenas comece. A teoria lhe dá a base, mas somente a prática traz resultados. Vou expor abaixo algumas fases para você não fazer feio na etapa de transição.

Visão de curto e de longo prazo

Compartilhar seu trabalho corporativo com suas atividades empreendedoras exigem tomadas de decisão que garantem a estabilidade entre esses dois mundos, sem que haja relutância ou transferência de atitudes e compromissos. Se você atrasar seus processos como empreendedor, pode comprometer sua saída da empresa. Se acelerar, pode afetar suas tarefas para o novo negócio. Como empreendedor novato, você tem que se projetar, pensando sobre as potenciais armadilhas e oportunidades que estão a sua espreita, e tomar decisões com base na incerteza. Isso requer que você assuma certos riscos hoje, que poderá ter um impacto em seus negócios em alguns meses ou até em anos. Sejam eles prósperos ou desastrosos.

Quanto a decisão de empreender pode afetar você

“O que eu quero fazer?” Quantas vezes você já se fez essa pergunta? Se a resposta foi a mesma nos últimos meses, é bem provável que você já tenha se convencido, que você realmente já tenha um propósito. Contudo, se questionar a respeito é tão importante quanto o próprio negócio. E você não é o único em dúvida. Há pessoas que se sentem bloqueados em relação à melhor forma de iniciar seu próprio negócio. A boa notícia é que existem muitas pessoas que conseguiram fazer desse processo de transição um período experimental e de aprendizado contínuo ao longo de todo esse período de hesitação.

Atrair pessoas para seu projeto paralelo

Envolver as pessoas ao seu redor nos seus objetivos deve fazer parte desse processo inicial, e embora você vá obter apoio à causa, com frequência vai ouvir muitos “sermões” e conselhos infelizes e sinistros. Procure tirar o melhor proveito, porque estímulos você vai receber ao longo da sua jornada empreendedora, mas os comentários nefastos e adversos não faltarão. Portanto, acostume-se.

A melhor maneira de atrair as pessoas certas e notáveis é expressar sua lucidez e entusiasmo pelo seu projeto. As pessoas precisam perceber o significado, a importância estratégica que você está dando para sua vida e o que está buscando para você e sua família. Seu propósito é o seu cartão de visitas!

Seu histórico é o seu passaporte

Quando alguém tem acesso ao seu currículo, é uma viagem de experiências e habilidades que você está exibindo. Quando detalhado, são vivências e sabedorias que desafiam a curiosidade do outro. Você já percebeu que alguns anos de prática em uma profissão possibilitam que uma pessoa, se quiser, escreva um livro a respeito? Pois isso é o seu legado, tão forte e consistente que na fase de transição lhe proporciona maturidade e prudência diante dos desafios futuros. Não o despreze, por mais medíocre que pareça. Se o seu projeto paralelo é o seu ingresso para construir seu futuro empreendedor, sua experiência é o passaporte que lhe proporcionou adentrar nesse mundo.

Mas também existe um outro fator que nem sempre é considerado, que é o fator inspirador como iniciativa para outras pessoas que conhecem sua história.

 O sucesso não é o que você tem, mas quem você é”, Bo Bennet.

Integrar-se a uma comunidade

Espero que você não tenha a amarga experiência de se sentir sozinho e sem um círculo mínimo de pessoas para comentar, discutir, desabafar, orgulhar-se das suas conquistas e rir dos seus fracassos. Nessa hora é essencial a solidariedade e até mesmo o patrocínio, mesmo que virtual, de uma comunidade.

Se você é daqueles que precisa de pressão social para fazer as coisas, então também pode participar de projetos criativos coletivos.

Existem muitas empresas que dispõem de material informativo e educativo para auxiliar pessoas como você, que está na fase de transição e precisa falar a respeito das suas dúvidas, certezas, erros e acertos, enfim, trocar experiências.

Deixo o link abaixo no qual você encontra 21 entidades de promoção e apoio ao empreendedorismo.

http://bit.ly/1RS5zL7

Aqui em Curitiba está nascendo uma Startup com o objetivo de discutir com você sobre seus propósitos, seus diferenciais, seu poder realizador. Uma ótima oportunidade para você se encontrar e começar a traçar seu caminho de empreendedor. Acesse este link e conheça melhor a proposta:

http://bit.ly/1RaGUVf

Aprendizado constante

A aprendizagem é uma jornada contínua.

Como funcionário, você tem uma rotina de trabalho que exige um conjunto de habilidades específicas. Ser um empreendedor envolve aprender novas habilidades, a menos que você tenha condições financeiras para terceirizar. Contudo, se você vai aplicar seu conhecimento e expertise no seu novo negócio, é conveniente e de bom senso que empregue esforços para a concepção e gerência na condução dos trabalhos, pelo menos nas áreas e segmentos mais sensíveis.

Outro fator que agrega valor nessa fase é o fomento de investimentos externos. Ocorre com frequência com iniciativas de startups. Nesse caso, o dono do negócio deve estar presente e participar ativamente de todas as etapas, mesmo com a contratação de outras pessoas/empresas para acelerar e validar seus processos.

As exigências multidisciplinares dos empreendimentos estão cada vez mais disponíveis e amigáveis aos usuários, dadas as plataformas tecnológicas repletas de conteúdo especializado. Nas transições, é hora de se atualizar, buscar novos conhecimentos, eliminar seus elos mais fracos.

Vale ressaltar que existe muito material gratuito na internet. Seja de administração, marketing, financeiro, logística e tantos outros, está tudo lá. Contudo, é preciso ter critério e fazer boas escolhas, principalmente aquelas com boas pontuações e depoimentos positivos de outros usuários.

Universidades brasileiras e americanas já dispõem de cursos em várias áreas. No link abaixo você encontra 8 instituições de ensino no Brasil que oferecem cursos on-line e gratuitos:

http://bit.ly/1nxYR2e

As melhores universidades americanas – Harvard, Yale, Stanford, MIT, entre outras – também oferecem cursos gratuitos a distância.

Veja no link abaixo 5 delas.

http://bit.ly/1M7UtNP

Transferência e aplicação de conhecimento

O aperfeiçoamento e a capacitação profissional passou a ser percebido como um processo estratégico nas empresas.

Faz parte do programa de muitas corporações, a retenção de talentos para suprir a gestão do conhecimento necessário à expansão da empresa. Contudo, há duas décadas que essa sistemática tem sido substituída, transferindo essa atividade para pessoas externas. São os Consultores Empresariais. As empresas tem percebido e investido cada vez mais nessa forma de agregar conhecimento e experiência nos processos internos para seus colaboradores. 

Então, se você sentiu que este é o seu caminho, é a sua vocação, aproveite este período de transição e se prepare para atuar como consultor. Sua oportunidade para ensinar o que sabe e ser bem remunerado pode estar apenas começando. Contudo, apenas saber e conhecer não é o bastante. As empresas são criteriosas, exigentes e colocam muita expectativa em relação aos resultados apresentados. Portanto, uma formação em consultoria não está fora de questão, afinal, a disseminação de conhecimento é uma forma de assegurar diferenciais de competitividde e produtividade nas organizações, além de destacar e promover qualificação interna dos seus colaboradores.

Da mesma forma que apontei universidades brasileiras e americanas como fontes de ensino, também indico aqui a melhor formação em consultoria, eleita pelos profissionais da área como a melhor do país. Veja no link abaixo.

http://bit.ly/1LfTj88

Espero que com essas informações seu processo de transição possa transcorrer de forma segura e eficaz, como apontei no título deste artigo.

Óbvio que este assunto não se encerra aqui. Em breve vou disponibilizar outros artigos neste canal, propondo sempre a discussão e interação de ideais e soluções, principalmente ligadas à criatividade e inovação. 

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Estratégias para fazer do seu hobby seu melhor emprego
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs