Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Apresentações Convincentes 3 - Mantendo a atenção da platéia
08/08/2015 - por Dino Mocsányi - In Memoriam

Esta é a parte 3/6 deste artigo.

O ditado “Não julgue um livro por sua capa” surgiu porque é isso o que a maioria das pessoas faz. O ato de convencer tem início, na verdade, bem antes de qualquer palavra ser pronunciada. Como apresentador você tem um minuto para criar aquela primeira impressão tão importante. 

Nesses poucos segundos, você precisa conquistar a aceitação da platéia, comunicar suas qualificações e fornecer um forte motivo para sua platéia prestar atenção ao que você diz. 

Você pode reforçar sua credibilidade de muitas formas, a saber:

Através de símbolos. Isso inclui, por exemplo, o carro que você dirige e a roupa que você usa. Eles comunicam o fato de você ser uma pessoa de sucesso. As roupas devem também refletir o estilo do seu público. Um terno com colete em um grupo que prefere usar blazers mais informais ou um elegante vestido de seda, em vez de um tailleur elegante, podem prejudicar a comunicação entre você e seu público, ao destacá-lo como diferente.

Os símbolos de sucesso incluem seus títulos (tais como um MBA, pós-graduação, atuação profissional ou estudos no exterior, ex-presidente ou diretor da empresa XYZ, etc.) e suas publicações, entrevistas, etc. Envie antecipadamente, portanto, aquela folha de papel em que está impresso seu nome, highlights de seu currículo e recortes de artigos escritos por você.

A menção de aprovação. Endossos são sempre úteis. Eles podem vir de alguém da empresa para a qual você está vendendo seu serviço ou de grupos sem qualquer interesse direto no negócio. Por exemplo, uma matéria favorável à sua empresa em um jornal, ou uma ligação de um consultor endossando seu trabalho ou sua empresa, consolida seus argumentos e empresta credibilidade a tudo o que você diz.

Percepção da importância. É vital que seu público considere que você e seu assunto sejam importantes. Salientar o que for novo na sua oferta dará ao seu público a sensação de que eles ficarão na liderança ao adquiri-la. Um estudo feito por Sears e Freedman mostra que a comunicação é mais eficiente quando a platéia acredita que ela contenha novas idéias - mesmo que ela não contenha...

Em um artigo publicado por Robert Cialdini, ele ressalta a preferência por soluções rápidas entre as platéias atuais e afirma que “os cidadãos da sociedade ocidental moderna não têm mais tempo, energia ou mesmo capacidade mental para pesar cuidadosamente os prós e os contras de muitas das decisões com as quais eles se defrontam”.

Alguém que recorra a uma solução rápida irá geralmente se concentrar em uma única parcela confiável de informação. Se você estiver sempre atento a isso, pode usar várias técnicas para influenciar seu público.

Por exemplo, demonstrações que ocorram no começo ou no fim da apresentação serão mais lembradas do que aquelas que estiverem no meio. Se uma platéia está desinteressada, trate do ponto mais importante primeiro, a fim de atraí-la para sua apresentação.

Se a atitude da platéia for positiva ou neutra, os pontos mais importantes podem ser guardados para o final, após você ter feito algumas incursões e captado sua atenção. Além disso, lembre-se de que, uma vez captada a atenção da platéia, você precisa mantê-la.

A experiência demonstra que a platéia é mais atenta durante os primeiros trinta segundos e no último minuto da apresentação, principalmente se a ela for dada a oportunidade de saber que você está a poucos momentos do final. Entre esses dois extremos a atenção diminui. É aconselhável, portanto, fazer algo para levantar a platéia a cada seis ou sete minutos.

Tendo em vista o aumento da atenção ao término da apresentação, muitos oradores usam frases tais como “em resumo” ou “concluindo” periodicamente, para indicar que se está chegando ao fim da apresentação, mesmo que não seja o caso...

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Consultoria: alternativa de trabalho que exige marketing pessoal
 
Trabalhando nesta “era do não emprego”
 
Consultoria: O Tripé da Venda de Trabalhos
 
Novas Tendências do Mercado para as Consultorias em Tempos de Grandes Mudanças
 
As diversas formas de marketing
 
Consultoria - Tabus na empresa familiar
 
Mahalo!
 
Sênior, sim senhor!
 
Os 13 pecados na prestação interna de serviços
 
Administração das Transições
 
Apresentações Convincentes 4 - A argumentação
 
Quem apoia a sua tese???
 
Lidando com resistências às mudanças
 
Quebra gelos para apresentações
 
Consultoria: Alternativa de trabalho na era do não-emprego
 
Saia da zona de conforto!
 
Apresentações Convincentes 2 - O público-alvo
 
Apresentações Convincentes 1 - Introdução
 
A transição da e-cultura!
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs