Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Apresentações Convincentes 1 - Introdução
30/11/2007 - por Dino Mocsányi - In Memoriam

Esta é a parte 1/6 deste artigo.

Este texto e os demais desta série de 6 artigos é uma compilação de informações realizada por mim ao longo de minha carreira como consultor e palestrante para audiências de 3 a 3.000 pessoas...

Algumas das técnicas e “pulos do gato” de apresentações aqui expostas baseiam-se em técnicas bem conhecidas por palestrantes e conferencistas profissionais, em técnicas de teatro e, ainda e até em técnicas utilizadas no convencimento e envolvimento de grandes multidões, como é o caso de certas igrejas de nossa atualidade, como a própria Igreja Católica, com seus rituais e orações coletivas, grandes reuniões coletivas nas casas espíritas ou os megaeventos da Igreja Universal ou do Padre Marcelo, em todas as quais se reúnem grupos de fiéis que atingem facilmente a casa das centenas ou milhares.

Em seu livro “Marketing para Vencer”, Frank K. Sonnenberg dedica um capítulo a algumas recomendações sobre apresentações, principalmente àquelas dedicadas a vender algo, de idéias a produtos e projetos.

O que segue é também fortemente baseado neste livro sobre marketing, com algumas complementações que julgamos necessárias. Tenha em mente tudo o que você tem em jogo a cada vez que faz uma apresentação. Geralmente você não conseguirá uma segunda oportunidade para “vender seu peixe”, seja ele um produto, um serviço ou uma idéia para um determinado público, para convencer uma diretoria a entrar em um novo negócio, para fazer com que seus clientes aceitem que sua idéia é a que deve ser seguidos ou mesmo para pedir um aumento a seu chefe, se você estiver empregado (a) de uma empresa.

A qualidade de sua apresentação é importante também pela sua repercussão, tanto em sua reputação como na da empresa na qual trabalha ou que você representa. Uma apresentação tem de ser perfeita já da primeira vez.

Isso exige mais do que simplesmente ter uma boa idéia ou ter razão. As idéias não vendem somente por seu mérito. Uma apresentação requer metas definidas e uma estratégia de peso. Você deve consolidar uma apresentação e planejar como irá desenvolvê-la. Você deve criar o ambiente adequado. O horário, a localização, a estratégia e até mesmo detalhes, como o traje, por exemplo, são importantes.

Muitas pessoas acreditam que o ponto mais decisivo de uma apresentação eficaz está na apresentação em si. Na realidade, o elemento mais importante consiste em determinar as metas que você deseja alcançar através da apresentação, antes de desenvolvê-la. Se começar sem saber aonde quer chegar, estará confiando demais na sorte. Você deve ter em mente uma meta específica e mensurável.

 Conhecer essa meta específica permitirá que você visualize quais as ações e reações que deseja da platéia. Essa percepção ajudará também a determinar quais informações devem ser passadas ao seu público para a obtenção dessas ações e reações. Sua meta transforma-se no padrão de referência com relação ao quais seus argumentos podem ser comparados, à medida que forem sendo desenvolvidos.

Além disso, uma vez que as metas estejam claramente definidas, é muito mais fácil armar uma estratégia destinada a alcançá-las. Os elementos mais importantes dessa estratégia são os conhecimentos do público-alvo, a elaboração do texto e dos recursos visuais necessários para transmitir sua mensagem e a apresentação em si.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Consultoria: alternativa de trabalho que exige marketing pessoal
 
Trabalhando nesta “era do não emprego”
 
Consultoria: O Tripé da Venda de Trabalhos
 
Novas Tendências do Mercado para as Consultorias em Tempos de Grandes Mudanças
 
As diversas formas de marketing
 
Consultoria - Tabus na empresa familiar
 
Mahalo!
 
Sênior, sim senhor!
 
Os 13 pecados na prestação interna de serviços
 
Administração das Transições
 
Apresentações Convincentes 4 - A argumentação
 
Apresentações Convincentes 3 - Mantendo a atenção da platéia
 
Quem apoia a sua tese???
 
Lidando com resistências às mudanças
 
Quebra gelos para apresentações
 
Consultoria: Alternativa de trabalho na era do não-emprego
 
Saia da zona de conforto!
 
Apresentações Convincentes 2 - O público-alvo
 
A transição da e-cultura!
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs