Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Adquirismo freado
19/09/2013 - por Marcos Sousa

Houve muitos dias em minha vida que tive de decidir entre ir numa balada e guardar o dinheiro para me alimentar durante todo um mês. Houve muitos dias em minha vida que eu tive que decidir entre ir a um cinema ou guardar dinheiro para pagar o aluguel. Houve muitos dias em minha vida que eu tive que decidir entre comprar uma cerveja ou pagar por uma apostila na véspera de uma prova de faculdade.

Apesar das dificuldades agradeço diariamente por esses dias, cujas escolhas me ensinaram uma das mais preciosas lições - A diferença entre consumir e adquirir. Qual é a diferença entre consumir e adquirir? E quais são os impactos de não saber essa diferença? Por que não temos hoje um "ADQUIRISMO" DESENFREADO do que deve ser adquirido?

Adoro baladas, cinemas, bebidas, churrasco, festas, roupas, tênis, eletrônicos, viagens, amor, sexo e rockn roll.... Muito bom mesmo!!! E quem não gosta? E aos que gostam de drogas... um barato! Impossível controlar a parada, o vício, a tentação, o desejo forte de consumir. Temos cartão de crédito para quê, certo? Vamos consumir galera... Essa é a ordem atual.

Quando pergunto quem comprou e leu algum livro esse ano a resposta é sempre a mesma. Quando pergunto quem está investindo em algum curso ou formação profissional a resposta é sempre a mesma. Quando levanto a mão em meus treinamentos e pergunto aos vendedores e profissionais de vendas quem tem um tablet ou smarthpone para usá-los como ferramenta de trabalho a resposta é sempre a mesma. Qual resposta? Não tenho dinheiro, professor. Meu cartão de crédito está estourado! Tenho muitas contas para pagar.

Em resumo, o "individuado" (indivíduo+endividado) deixa de ser promovido ou vender mais, porque não adquire mais competência. Não adquire mais competência porque não tem dinheiro para fazê-lo, e não tem dinheiro porque não ganha mais do que consome. Mas não ganha mais porque não é promovido ou não vende mais. Aí voltamos à estaca zero. Só que no meio desse ciclo vicioso da inércia existe um ralo ou abismo invisível do consumo desenfreado.

Talvez meus amigos mais próximos estejam pensando por que estou escrevendo esse artigo, se afinal hoje sou um grande consumista. Mas não vejam minhas quedas antes de saberem quanto já bebi. Calma! Sou, sim, consumista, mas sou muito mais "adquirista". Vejo cada dia mais os jovens torrarem seu primeiro, segundo, terceiro... décimo terceiro salário, ou mesada dos pais, em coisas fúteis, produtos supérfluos e serviços que não os farão agregar mais ao amanhã.

Vejo uma turma grande de jovens que cresceu vendo seus pais colocarem um cartão retangular numa máquina para logo depois ela cuspir cédulas e cédulas. Temos uma geração inteira que foi criada consumindo, estourando o cartão, aprendendo na televisão a consumir toda sorte de produtos até se endividarem e não terem mais dinheiro depois para adquirir ou sequer consumir o mínimo ou digno para viver.

Veja o total de gastos que você tem no final da semana: estacionamento, combustível, fast-food, cerveja, sorvete, alisamento e tintura de cabelo, cosméticos, roupas de marca, tênis e sapatos caros, cinemas, passeios, baladas, churrascos... No final, marque quanto dessa lista que você tem gastado tem um impacto significativo e positivo no seu trabalho? Quanto desse investimento tem um impacto duradouro em sua carreira? Quanto do total de custos são gastos reais (será consumido no presente) e quanto é um investimento real (será colhido no futuro)?

Claro que os prazeres da vida são maravilhosos e viciantes... Repito. Sou consumista hoje porque aprendi a ser "adquirista" muito cedo em minha vida. A grande sacada é saber quanto do que ganho vai ser reinvestido hoje para que eu possa ter uma fartura amanhã. O segredo é saber o equilíbrio certo entre consumir e adquirir. Se você gasta 300,00 Reais em baladinhas toda semana, e decide hoje economizar 200,00 Reais por semana, conseguirá pagar um curso superior no final do mês. Quando você torra seu dinheiro em lojas de marcas e não nos livros ou faculdades de marcas, está torrando e consumindo suas chances ou potencial de crescimento profissional.

Enfim, temos que aprender a adquirir o que deve ser adquirido na vida, controlar nossos vícios e desejos, e não sermos sequestrados pelo consumo desenfreado. Por que não adquirir uma vida em vez de consumi-la? Adquira competência hoje e terá mais dinheiro amanhã para consumir. Perder hoje para ganhar muito mais amanhã. O segredo é adquirir para nunca deixar de consumir. E não consumir para mais tarde deixar de adquirir. Seja mais do que consumista. Seja um "adquirista" desenfreado!

Adquiriu?

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Consultor 3D
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2025 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs