Boa noite, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Networking. Uma atividade extra no dia a dia de cada um.
16/05/2019 - por Marcelo Miyashita

Creio que está claro que vivemos numa realidade de mercado de trabalho muito diferente da dos nossos pais. A realidade hoje é pautada pela incerteza, instabilidade e insegurança de posições em que o status quo muda e se alterna constantemente.

Independentemente do desempenho da economia, muitas companhias têm na competitividade não mais o seu diferencial, mas sua sobrevivência. Isso gera mudanças mais frequentes no lay-out da organização do trabalho e no modelo de contratação e remuneração.

Por outro lado, essa nova realidade traz à carreira a possibilidade de um rumo diferente.

No lugar de uma vida toda dedicada a uma companhia com lentas promoções internas; temos uma vida mais dinâmica com uma carreira composta por vários empregos, em várias empresas, com rápidas e muitas promoções e, também, algumas demissões no meio do caminho - histórias de sucessos e fracassos misturados no mesmo currículo.

Isso quer dizer que mais dia menos dia perderemos um trabalho. E conseguiremos outro! A questão é o tempo que demoraremos a encontrar este novo trabalho. Todos sabemos, quanto mais rápido uma colocação, mais fácil e melhor. Quanto mais lenta, mais as dificuldades aumentam, os contatos se distanciam e o sentimento de exclusão se evidencia.

E o que o networking tem a ver com isso?

Aí entra a importância do networking. Criar e manter rede de contatos garante o surgimento de oportunidades para o trabalho, para empresa e, também, para carreira. Oportunidades para você e para sua rede, numa via de mão dupla.

Esse benefício – a geração de oportunidades mútuas – torna a prática de networking uma atividade viva e contínua, aumentando seu poder de influência a cada nova indicação que realizamos.

Então, como praticar networking?

Uma coisa tem que ficar bem clara: não é a rede de contatos que cria uma pessoa, é a pessoa que cria uma rede de contatos em função das suas realizações e da vida social que o ambiente de trabalho proporciona. Portanto, networking é consequência, por isso mesmo pessoas competentes têm sempre bons contatos e um bom campo de influência. Ou deveriam ter.

Muitas vezes não utilizamos todo o potencial de networking que podemos criar e manter. Possibilidades existem, faltam em alguns casos, o hábito e a atenção a esta nova competência atrelada à empregabilidade e ao empreendedorismo.

Rede de contatos

Todos nós temos uma rede de contatos, por menor que seja ela já existe. São nossos colegas de trabalho, fornecedores, clientes e parceiros de negócios, amigos de faculdade, amigos mais próximos, familiares e até vizinhos. Contato todo mundo tem. Agora, numa rede organizada e estruturada, só as pessoas que se preocupam com o networking.

Em outras palavras, quando nos preocupamos com rede temos o cuidado de registrar, classificar e organizar cada contato que possuímos. Com isso podemos visualizar melhor nossa rede e, com eles, expandir nosso campo de influência, encontrando e distribuindo oportunidades.

Então, tente organizar seus contatos, comece pela sua agenda, visualize todos os nomes e, se houver só informações básicas – nome e telefone – busque complementar cada “registro” com informações que for lembrando. Adicione e complemente com dados de outras agendas e redes sociais.

Depois crie grupos de contatos. Você pode fazer isso usando a própria agenda do smartphone ou até uma plataforma de gestão de contatos comerciais. A partir daí é só começar a aplicar tags. Marcações em cada contato para facilitar seu entendimento sobre cada um e, também, seu processo de busca, filtro, classificação e segmentação.

Networking

Esse simples exercício de organização já vai ajudar a perceber que conhecemos muito mais gente do que imaginávamos. Agora, frente aos seus objetivos profissionais, visualize as pessoas que por alguma razão são importantes e perceba seu grau de relevância e influência nestes contatos.

Em alguns casos o grau é tão alto que com certeza não se trata mais só de um contato, mas de um relacionamento com reconhecimento mútuo e muitas histórias.

Por outro lado, confira que há muitas pessoas importantes para você que por alguma razão, são apenas contatos. Geralmente são pessoas que sabem seu valor, têm boa opinião a seu respeito, mas por alguma razão – talvez o nosso corre-corre no dia a dia – não migraram para um relacionamento na sua vida profissional.

Aí se pergunte: por que não tenho um relacionamento maior? Não estamos falando em “forçar uma amizade”, que acontece quando não somos reconhecidos pelos contatos e tentamos criar um vínculo. Estamos falando de pessoas que nos conhecem, sabem do nosso trabalho, nosso valor pessoal e profissional, têm admiração, mas, não damos atenção e, pior, muitas vezes “sumimos”.

Muita gente busca desesperadamente investir em novos contatos, quando o caminho mais natural é primeiro valorizar a rede que já temos. Porém, mais uma vez é importante deixar claro, rede de contatos é consequência. E o reconhecimento não vem da reaproximação, vem de algo natural que houve e há entre você e seus contatos.

Gerando leads e novos contatos

Em paralelo à reorganização dos contatos atuais e a valorização dos contatos estratégicos, para ser um bom networker é necessário também saber gerar leads – novos contatos, novas pessoas para a sua rede.

Há duas formas para estabelecer novos e bons contatos: a primeira é a natural e a que efetivamente mais funciona, aproveitando sua exposição nos círculos sociais já existentes (empresa, escola, família, clube, vizinhança etc.) – para isso a dica é simples: apresente-se e mantenha-se sempre prestativo, atencioso, comunicativo e amigável.

Essas características sociais cada pessoa tem em um nível; o importante é você utilizá-las respeitando seus limites, sem “forçar” algo que você não é. Claro que com tempo podemos nos desenvolver e reduzir nossas limitações; porém, vale repetir: rede é consequência. O uso inadequado o transformará numa pessoa vista como “chata”, interesseira e limitada.

A outra forma de gerar leads é se expor em novos ambientes sociais. Locais, eventos e reuniões que não costuma frequentar, mas que podem ser interessantes em função do conhecimento adquirido, da possibilidade de novos negócios e da formação de novos contatos. Feiras de negócios possuem este objetivo. Associações e entidades de classe também têm isso como função.

Eventos pertinentes à sua carreira são momentos importantes para novos contatos. O necessário em eventos corporativos é saber realizar esses leads. Para isso, a melhor forma é se manter sempre acessível e próximo às pessoas, tomando cuidado de não forçar situações e deixando espaço para a causalidade. Portanto quanto mais exposto melhor, mas, sem exageros, respeitando seu modo de agir.

Enfim, pela empregabilidade, empreendedorismo e conhecimento, precisamos ser networkers. Precisamos nos expor, saber gerar leads, transformá-los em contatos com reconhecimento, progredindo para um relacionamento movido à reputação e histórias comuns.

Isso garantirá uma ampla rede de contatos, que o premiará com um maior grau de “poder de influência” para ser ajudado e também ajudar seus contatos com oportunidades e indicações.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Planejamento de carreira e estratégia pessoal. Ainda dá tempo.
 
Quem é consultor já saiu da estratégia padrão de carreira. Parabéns!
 
Gestão em alta performance
 
B2B, B2C ou B2P?
 
Cadastro de clientes: estratégia de marketing ou burocracia?
 
Rede de pessoas ou de coisas?
 
Cartão de visita, como usar
 
A importância do pós-venda
 
A evolução do marketing de relacionamento e os desafios impostos aos seus profissionais
 
Branco cinquentenário
 
A 3ª geração do Marketing de Relacionamento
 
Meu cadastro? Pra que?
 
Cuide bem do seu bom ex-chefe
 
Como praticar o networking no dia-a-dia
 
Doutorado abre caminho para Consultoria
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs