Boa tarde, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Não há desenvolvimento sem Feedback!
30/11/-0001 - por Bernardo Leite Moreira

Esta afirmação é incontestável. O aprofundamento que temos realizado nesta "ferramenta de gestão" por meio de mais de 100 cursos e palestras para mais de 1000 profissionais e que culminou com uma pesquisa sobre a prática da aplicação do feedback e o lançamento do livro: Dicas de Feedback, faz ressaltar essa premissa.

Não podemos desenvolver sem a presença do feedback nos orientando e indicando necessidades e foco.

Por exemplo, "qual a nossa expectativa após a prova"?

A nota, isto é, o feedback!

Como caminhar na estrada do desenvolvimento sem o apoio de uma métrica indispensável por meio do feedback, tanto dos nossos superiores como clientes, sócios e, até pares e conhecidos.

Qual a empresa que não se preocupa em saber qual é o feedback do cliente e do mercado?

E se a presença do feedback é indispensável para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal, é a sua ausência que deve ser alvo de nossa atenção.

Nós, seres humanos, não ficamos sem respostas às nossas expectativas. Se não temos resposta, criamos uma. E geralmente a resposta que criamos é sempre contaminada por circunstancias desfavoráveis. Isso quer dizer que a ausência do feedback nos causa sérias dificuldades em geral como, por exemplo na questão profissional a ausência do feedback nos causa desmotivação, insegurança, "quebra" da auto estima entre outros males, infelizmente frequentes.

Frequentes porque a utilização do feedback na gestão ainda não é uma prrática convencional. Há dificuldades no recebimento do feedback e, principalmente, na aplicação. A famosa frase "preciso lhe dar um feedback" sempre gera preocupação e ansiedade.

Mas, como crescer sem feedback. Mesmo para nossos filhos o processo de feedback é inevitável e fortalecedor do aprendizado e formação. É o princípio da educação.

Como proceder então?

O primeiro passo para se trabalhar com o feedback é reconhecer o objetivo de REORIENTAÇÃO!

Esta é a razão do feedback. Recebemos uma informação (do sistema, do dia a dia de trabalho, da observação, de outros, etc), analisamos esta informação e devolvemos, em feedback, uma reorientação para que nosso subordinado (colaborador / equipe / etc) modifique sua atuação para não errar o alvo. E sim para acertar o alvo. Este é o objetivo do feedback.

Evidente que na grande maioria dos casos o feedback se apresenta para redimensionar uma ação tendo o objetivo de consertar uma ação / desvio e, por isso, é visto sempre como um questionamento, ou uma bronca. O que não significa, no entanto, que o feedback não possa ser utilizado para um elogio. Aliás tem um efeito fantástico!

O feedback tem um enorme efeito sobre a motivação dos colaboradores e equipes.

Veja, por exemplo o que causa a ausência de feedback:

  • Insegurança pessoal e profissional com a "quebra" da auto estima (devo estar indo muito mal).
  • Desmotivação com os resultados (nada do que faço tem repercussão)
  • Falta de perspectivas de crescimento (como crescer sem indicadores, orientação, cumplicidade...apoio).
  • Percebam que "pior do que ser avaliado negativamente é não saber o que está acontecendo".

Por isso façam do feedback uma "ferramenta diária de gestão" primeiramente transformando a percepção das pessoas sobre essa ação procedendo da seguinte forma:

  • Informe à sua equipe qual o real objetivo do feedback (reorientação).
  • Deixe claro que dar feedback é uma "responsabilidade gerencial". Não há como fugir dessa ação sem comprometer sua função de liderança.
  • O feedback é uma ação de treinamento e desenvolvimento de nossos colaboradores. Reorienta-los por meio do feedback é uma das mais potentes ações de desenvolvimento. Faça com seus colaboradores entendam este fato.
  • Lembrem-se de que o feedback exige controle de emoção. Se Você estiver nervoso aguarde acalmar-se para dar o feedback (pode fazer bem ao "ego" "soltar os cachorros" em um momento de tensão (faz bem para nosso equilíbrio), mas não espere resultados positivos dessa ação com seu colaborador ou equipe. Lembre-se de qual é seu objetivo ("desopilar o fígado" ou gerir sua equipe) (lembre-se de que Você pode estar praticando o feedback ou um "fodeback").
  • Um feedback nunca será negativo. Mesmo que trate de questões delicadas o objetivo sempre é o de reorientar nossos colaboradores e equipes. É o princípio da educação e isso sempre será positivo. Aliás, não fazemos o mesmo com nossos filhos quando lhe dizemos por que não devem fazer tal coisa? Isso é negativo? Lógico que não. Somos responsáveis pelo desenvolvimento saudável de nossos filhos (e também de nossos colaboradores).
  • Se for possível façam reuniões periódicas de feedback com suas equipes. Monitore os projetos e as ações gerais orientando o melhor caminho. Essa prática amadurece a equipe e permitirá maior participação e desenvolvimento.

Procure seguir estas orientações. Pratique a comunicação responsável, isto é, ouça as outras pessoas com atenção e, dessa forma, Você terá condições de lhes dar um feedback muito efetivo.

Nos nossos cursos lançamos um desafio que nunca perdi. O desafio é: "perca tempo ouvindo e Você vai ganhar tempo"! Experimente. Não é fácil, mas os resultados compensam.

Boa sorte!!

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Você está confortável? cuidado!
 
O treinamento pode ser prático?
 
O desconforto como elemento propulsor de ações
 
Eficiência e eficácia
 
Sucesso
 
Planejamento estratégico hoje, adianta?
 
A importância da cultura organizacional
 
Feedback - ferramenta essencial de gestão
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Laila Vanetti
Comportamento
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs