Boa tarde, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Método 3D de lucratividade: conheça esta ferramenta
20/11/2017 - por Carlos José Pedrosa

Quando uma empresa vem perdendo mercado com problemas de altos custos, preços fora da realidade do mercado e baixa lucratividade, está diante de um sério problema. Sua própria sobrevivência está em risco, o que exige medidas sérias em pouco tempo, enquanto ainda há tempo. Se demorar muito, estará aberto o caminho da insolvência. Mas, para adotar qualquer medida, será preciso conhecer o problema em toda sua extensão. A análise será o elemento fundamental desse processo. Ao enfrentar problemas, tendências ou outros acontecimentos adversos, será preciso dissecá-los em todos os seus elementos. Será preciso, então, compreender o alcance e importância de cada elemento da questão. Feito isto, será possível reestruturar esses mesmos elementos de uma outra maneira, combinando suas propriedades de forma mais lucrativa. Faz-se isto isolando os pontos fundamentais e analisando-os em profundidade. O ponto de partida será afunilar a questão, estudando atentamente os fatos observados. A análise dos fatos apontados pelo marketing e dos números levantados pelos custos mostrarão uma realidade em detalhes. Aí surgirão várias soluções possíveis, para melhor desenvolvimento do método.

 

As análises deverão ser aplicadas a cada produto e linha de produtos. Através de um diagrama de custos,  começaremos por analisar o desempenho da empresa e quais os fatores que estão afetando o retorno sobre o investimento. Todos os componentes deverão ser analisados, como custos fixos, custos variáveis, vendas, margem de contribuição, margem de segurança e o índice de lucro operacional. O aprofundamento da análise fornecerá indicações importantes sobre a estrutura de custos, que poderá ser conseqüência da tecnologia utilizada pela empresa. Surgirão alternativas para a melhoria do índice de lucro operacional, atuando sobre o índice de margem de contribuição e o índice de margem de segurança. Essas alternativas incluirão o jogo do preço de venda, custo variável, custo fixo, volume de vendas, redução de custos e outras medidas. Esta análise será a decomposição dos custos e sua reestruturação de forma mais lucrativa.

 

As indicações obtidas através das análises do diagrama de custos levarão ao levantamento de várias questões. Aí será utilizado o diagrama de questões, para responder perguntas do tipo “pode-se reduzir o custo do produto?”, “são dispendiosas as especificações?”, “os custos fixos são elevados?”, “os custos variáveis estão em nível elevado?”, “estamos fazendo compras não econômicas?”, etc. Muitas idéias poderão surgir como reflexo da análise, incluindo o reprojeto do produto, utilização da análise de valor/engenharia de valor, estratégia de marketing, redução da mão-de-obra indireta, controle dos processos de fabricação, melhoria da preparação, substituição de máquinas obsoletas, e outras idéias que, no conjunto, exercerão um peso considerável. O diagrama de questões fornecerá os meios para se analisar as possíveis razões para as dificuldades detectadas.

 

Na seqüência iremos analisar a lucratividade do produto, utilizando o diagrama do lucro. Aqui analisaremos o que poderemos fazer em termos de redução dos custos, lucro unitário, volume, preço, aumento da participação nos diversos segmentos, crescimento do mercado, etc. O diagrama do lucro, na medida em que a análise vai se aprofundando, se orientará para a ampliação da parcela de mercado e para analisar a flexibilidade na determinação dos preços de venda. Dessa análise surgirão vários pontos que poderão exigir maior atenção e uma ação urgente, como as necessidades do consumidor, tendência dos canais de venda, condições de pagamento, aumento de preços, elasticidade-preço, economias de escala, etc.

O Método 3D compõe uma abordagem direta e racional, analisando a natureza das questões e o que os diversos elementos representam para a lucratividade da empresa. Os três diagramas – daí o termo 3D – levam o analista a reencontrar uma realidade oculta aos seus olhos pela rotina do dia-a-dia. Cada tipo de análise envolve muitas informações, principalmente de marketing e de custos. As empresas estruturadas e orientadas para o marketing reúnem regularmente as informações necessárias; a contabilidade levanta os números que irão compor as análises, possibilitando uma reavaliação da política comercial, financeira, de preços, etc., colocando em evidência os pontos a serem corrigidos. As conclusões da análise e o conjunto de medidas corretivas permitirão um melhor posicionamento no jogo de preços, no enfrentamento da concorrência e na montagem de uma estratégia que tenha em conta a intensidade das forças competitivas. A soma de todas essas ações, sem dúvida, levará a empresa a ocupar o lugar que lhe cabe no mercado, agora com melhor lucratividade. Este é o objetivo do Método 3D de Lucratividade.

*    *     *

 

 

Sobre o autor: Carlos José Pedrosa é catarinense de Biguaçu, radicado em Alagoas. Tem formação em contabilidade, sendo um profissional autônomo oriundo da iniciativa privada. Com mais de 40 anos de atuação em banco, na indústria siderúrgica, metalúrgica, mecânica e de laticínios, no comércio, no setor jornalístico, em estatal de abastecimento e no setor público.

 

Carlos José Pedrosa
Maceió, AL

 

E-mail: cjpedrosa.consultoria@gmail.com – Skype: cjpedrosa.consultoria

 

 

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Gerência de lojas varejistas
 
Algumas Verdades que precisam ser ditas
 
POR QUE NÂO
 
Uma nova economia é possível
 
Novos negócios ou novos fracassos
 
A contabilidade e o comércio varejista
 
A contabilidade em projetos de reflorestamento
 
A contabilidade como instrumento de gestão
 
Custos e Produtividade
 
Crise na empresa: uma questão interna
 
A contabilidade nos transportes
 
A contabilidade na hotelaria
 
A Contabilidade nos Estaleiros de Construção Naval
 
A contabilidade nas operações rurais
 
Contabilidade: ciência ou loucura?
 
Planejamento estratégico: reinventando o seu negócio
 
Diagnóstico: Entendendo a crise
 
Momento Zero - Vencendo a Crise
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs