Quanto mais evoluídos os grupos sociais mais fortes são os valores éticos observados.
Para um adequado relacionamento entre os participantes de um grupo social, é necessário que se estabeleça e se obedeça um código de ética. O código de ética é um conjunto de regras que definem padrões de comportamento entre os componentes de um grupo social.
Atitudes antiéticas podem desestabilizar uma organização. Atitude antiética é aquela que fere ao código de ética da organização.
Os códigos de ética ou códigos de conduta podem ser formais ou não formais. Algumas regras de conduta são pré-existentes e independem de estarem determinadas de maneira formal, por exemplo: usar roupa, cumprimentar as pessoas, etc... No entanto as organizações necessitam de códigos de ética formais.
O Controller e seu staff desempenham um amplo papel com relação à orientação sobre aspectos éticos na empresa. Freqüentemente o Controller é consultado sobre os resultados alcançados principalmente no curto prazo.
O Controller frequëntemente é chamado a participar no planejamento de resultado da empresa, ele também interage durante o processo de apuração de resultado mensal.
Dependendo da atuação do Controller podemos ter a ocorrência de problema de ordem ética. De certa forma é normal o Controller procurar influenciar positivamente os resultados da empresa, mas essa influência deve ocorrer mediante a observância dos procedimentos vigentes.
Dependendo da forma de atuação do Controller podemos ter um grave problema de ordem ética. Exemplo de problema de ordem ética: se o Controller segue continua mente às pressões da direção da empresa para modificar ainda que minimamente as demonstrações financeiras. Isso pode levar a mais e mais alterações.
Outro exemplo pode ocorrer quando as normas relativas aos relatórios de despesas são freqüentemente desacatadas, a não intervenção do Controller se configura em um grave problema de ética contábil.
Se o Controller não segue os mais elevados padrões éticos, o resto do grupo contábil não terá um líder para seguir.
Não é suficiente apenas mencionar que os mais elevados padrões éticos devem seguidos, se tais padrões não estão bem definidos. Para evitar problemas como esse deve-se criar e cumprir um adequado código de ética.
Pontos a serem tratados pelos códigos de Ética
Ø negociações de contratos;
Ø leis antitruste;
Ø conflitos de interesse;
Ø brindes;
Ø disposição de resíduos;
Ø boicotes internacionais;
Ø despesas com viagens;
Ø gastos em geral reembolsáveis por relatórios de despesas;
Ø contribuições a políticos;
Ø conservação e uso de ativos;
Ø padrões de conduta;
Ø local e segurança no trabalho;
Ø preconceito e discriminação;
Ø confidencialidade de informações financeiras e não financeiras:
Ø seleção de fornecedores ;
Ø favorecimento de fornecedor conhecido;
Ø Aceitar ou solicitar cortesias de fornecedores;
Ø obtenç&atild e;o de vantagens pessoais no uso de prerrogativas do cargo;
Ø utilização de ativos da empresa para fins pessoais.
De uma forma geral é a contabilidade a área que registra e reporta todos os bens, obrigações e movimentações nas diversas contas devedoras e credoras. Todos os registros contábeis e todas as transações processadas devem ocorrer sobre o máximo rigor contábil.
Rigor contábil significa registrar corretamente, no tempo adequado e comunicar para as pessoas certas. Também deve ocorrer análise e controle contábil suficientes para garantir qualidade da informação contábil, bem como proteção aos interesses da empresa e de seus acionistas.
A não aplicação sistemática pela contabilidade do necessário rigor contábil configura-se como grav e problema de falta de ética contábil.
O GRUPO CONTÁBIL TEM UM AMPLO PAPEL DE REFORÇAR OS PADRÕES ÉTICOS NA EMPRESA. O CONTROLLER DEVE TER O MAIOR INTERESSE EM MONTAR UM CÓDIGO DE ÉTICA QUE O GRUPO CONTÁBIL POSSA ASSUMIR E ASSEGURAR DE FORMA A MANTER APROPRIADOS PADRÕES ÉTICOS.