Boa tarde, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Yes, we have Black Friday too!
18/12/2012 - por Alexandre Caraccio

Depois de importarmos o Halloween, dos EUA, agora temos para valer a Black Friday, que ocorre normalmente após o dia de Ação de Graças norteamericano, inaugurando a temporada de compras natalinas. Presente há 3 anos no Brasil, desta vez, houve muito mais alvoroço e exposição dessa megapromoção por aqui.

Uma das coisas que chamou atenção foi o despreparo dos sites brasileiros para tamanha demanda. Houve vários apagões, o que frustrou os consumidores. É como se fossemos a uma loja física e ela estivesse fechada, em pleno horário de funcionamento, ou aberta e sem ninguém para nos atender e receber o pagamento. Surreal.

Há uma necessidade e dificuldade das empresas se prepararem adequadamente para a real demanda. Não adianta ficar cutucando o leão (no caso o consumidor) com vara curta e não ter o canal de vendas preparado para uma invasão de consumidores ávidos por compras.

Pior ainda foi a falta de ética em vários casos. Ficou explícita uma artimanha, uma técnica, para não usar outro termo, de aumentar o preço um pouco antes do início das vendas e assim, com a remarcação, levar o consumidor a acreditar que se tratava de um megadesconto.

Mexer com as percepções das pessoas é uma coisa, e a linha com a mentira e desonestidade é tênue. Isso obviamente é inadmissível, e organismos de proteção ao consumidor estão sendo acionados a fim de tomar providências contra alguns varejistas.

A falta de ética no mundo dos negócios e no marketing é notável. Vender sim, mas não a qualquer custo a fim de confundir o consumidor. Por essas e outras razões que tanta gente usa erroneamente o termo “isso é marketing” como sinônimo de mentira e enganação. São condutas que devemos rechaçar por denegrir a imagem dos profissionais da área responsáveis por planejar, executar estratégias e táticas para oferecer produtos e serviços que agreguem valor aos consumidores.

Mas o que seria do marketing sem o consumo? Lógico que não quero radicalizar. Da mesma forma que tem a Black Friday há o Buy Nothing Day, dia internacional contra o consumismo, que ocorre no último sábado de novembro. Forças contrárias num mundo dialético.

O importante é que o consumo seja consciente e a pessoa não compre por puro impulso ou aprovação com os outros. Isso porque, muitas vezes, compramos coisas que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para impressionar pessoas que não nos importam ou não se importam conosco. Nada mais verdadeiro. Comprar é bacana, mas com limites. Há empresas que começam inclusive a explorar isso, quase que numa relação antagônica ao seu negócio, pelo menos aparentemente.

Mas isso fica para o próximo texto. Um abraço. 

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
O Mundo está Mudando, e o que sua Empresa vai Fazer?
 
2013: Planejar é Preciso
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2025 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs